BREAKING BAD

 

Um marco inigualável na história da teledramaturgia que não tem parâmetros de comparação com nenhum outro seriado televisivo americano!  Essa seria a melhor definição para esse seriado exibido na TV americana em 05 temporadas e encerrado em 2013. Feito pela mesma equipe que criou “ Arquivos X”, encabeçada por Vince Gilligan, esse seriado  recebeu inúmeros prêmios, incluindo dez Primetime Emmy Awards, oito Sattelite Awards,dois Globos de Ouro e um Prêmio Escolha Popular.

Em 2014 entrou para o Guiness Book como o seriado de maior audiência de todos os tempos, citando a sua quinta temporada Metacritic com uma pontuação de 99/100.

A história de Breaking Bad passa-se em Albuquerque, Novo México, e gira em torno de Walter White (Bryan Cranston), professor de química do ensino secundário/médio, com um filho adolescente que sofre de paralisia cerebral  e uma esposa grávida.Quando o já tenso White é diagnosticado com câncer de pulmão, sofre um colapso e abraça uma vida de crimes, produzindo e vendendo metanfetaminas em parceria com o seu ex-aluno Jesse Pinkman, com o objetivo de assegurar o futuro financeiro de sua família no caso da sua morte.

Como o próprio nome indica, Breaking Bad, numa gíria usada no Sul dos Estados Unidos, significa que alguém se desviou do caminho correto e passou a fazer coisas erradas…. na verdade,  terrivelmente erradas… Inicia-se então um processo pelo qual um cidadão comum, escudado por sua justificativa de que está agindo por amor à família, é despido de suas virtudes e transformado gradativamente em cruel e impiedoso traficante, num exercício de estilo com um roteiro impecável, em que a tensão psicológica é explorada, episódio após episódio, até atingir limites intoleráveis de violência e drama.

Com um elenco soberbo, numa  atuação para ser aplaudida de pé, o seriado traz um adensamento psicológico de personagens poucas vezes visto nos seriados televisivos e, além do quinteto central de personagens, traz personagens desde já antológicos, como o advogado inescrupuloso, Saul Goodman, responsável pelo bordão “ Better call Saul”  (É melhor chamar o Saul!), hoje tão famoso nos states, que já gerou até um novo seriado, com esse mesmo nome, com filmagens a serem iniciadas em 2015.

Breaking Bad é , na essência, um drama profundamente humano, no qual as escolhas radicais levadas às últimas consequências, e seus efeitos devastadores sobre todas as pessoas afetadas por tais escolhas, são dissecadas num crescendo angustiante e de absoluta veracidade, que contribuem para compor  um impressionante compêndio psicológico dos abismos a que pode chegar a alma de um ser humano, quando movida pela ambição desmesurada e conduzida pela egolatria megalômana.

Um triunfo absoluto do profissionalismo e da técnica, que eleva a arte cinematográfica a patamares poucas vezes alcançados, tanto em cinema quanto em televisão

 

Paulo Monteiro

Fonte Complementar : Wikipédia

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *