Disco do Mês de Setembro 2017: Kamasi Washington – “Harmony of Difference” EP

 

Existem ocasiões em que a força de um acontecimento nos obriga a quebrar paradigmas. Quer seja pelo ímpeto, pelo excesso de reverberação que invade nosso espaço sem pedir licença, ou pela excepcionalidade e pela qualidade invulgar de sua proposta, impregnando de delicadeza e sensibilidade todas as artérias mais sagradas que nos irrigam os sentidos, existem ocasiões em que nos percebemos diante de um evento musical extraordinário que nos tira da rotina e parece confundir e misturar os eixos confortáveis que escolhemos como parâmetros.

 

 

Resultado de imagem para kamasi washingtonÉ exatamente esse o caso do novo trabalho do saxofonista, compositor, “band leader” e colaborador do excepcional rapper, Kendrick Lamar, o californiano Kamasi Washington, graduado pela Academy of Music of Alexander Hamilton High School em Beverlywood, Los Angeles. que, na esteira do sensacional disco triplo de 2015, “The Epic”, lança agora este EP (álbum curto) denominado “Harmony of Difference”. Com um trabalho absolutamente inovador e fantástico – e ainda mais num álbum curto, com apenas 06 faixas – obrigou-me  a desviar o foco do rock, que mensalmente me faz eleger um lançamento nessa área como sendo o Disco do Mês, para uma zona musical inteiramente diversa: o Jazz.

Se “The Epic” fez a “Pitchfork” chamar Washington de “revolucionário do jazz moderno” e “embaixador do jazz no século XXI” e o inglês “The Independent” disse que o músico era “o maior acontecimento do jazz em anos, talvez décadas”, esse novo trabalho vem confirmar a genialidade e o talento de Mr. Washington que, num esboço musical tão breve, mas profundamente intenso, estabelece uma verdadeira harmonia de diferentes estilos, impregnados de colorido musical e espiritualidade – sim, esse seria o termo correto para conceituar o trabalho de Kamasi Washington.

De fato, “Harmony of Difference” é originalmente um trabalho multimídia cuja proposta é demonstrar que forças e expressões musicais aparentemente em oposição podem unir-se e formar um todo de imensa beleza e complexidade. Essa tese foi demonstrada no projeto inicial pela exibição de quadros e desenhos projetados, criados pela irmã do artista, Amani Washington, e sobrepostos para finalmente formarem a face abstrata de um rosto com o acompanhamento musical das faixas deste disco. As faixas e os diversos estilos musicais de “Harmony of Difference” fazem-nos sentir como se estivéssemos sentados observando uma escultura de vários ângulos e subitamente a imagem tridimensional despontasse formando um todo único.

Resultado de imagem para kamasi washingtonFã confesso do gigante do jazz, John Coltrane – sempre os grandes mestres do passado ditando os caminhos do amanhã – o saxofone tenor de Kamasi Washington vai desenrolando os vários quadros musicais que evocam o funk suave de Grover Washington Jr., ritmos como o calipso e elementos de pequenos grupos de jazz dos anos 60 e R&B dos 70 em arranjos luxuosos e sonhadores. Se o tema proposto na deslumbrante faixa inicial, “Desire” perpassa todo o álbum, todos esses elementos são condensados na longa faixa final, “Truth”, com arranjos de cordas e coros vocais celestiais e grandiosos, que remetem às velhas produções musicais de Hollywood e aos ensinamentos dos grandes band leaders do passado, Quincy Jones e o arranjador musical, Oliver Nelson. Simplesmente espetacular!

Tudo isso, com a maestria e o “approach” espiritual de Kamasi Washington leva-nos a colocar este disco como um porto seguro, tanto para as conversas coletivas mais urbanizadas, quanto para a concentração de emoções de uma viagem musical ou a reflexão de uma solitária meditação intelectual.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *