FATS DOMINO (1928 — 2017)

 

 

 

Fats Domino, nome artístico de Antoine Dominique Domino, assim chamado por sempre ter sido gordinho (fat em inglês) foi um cantor, compositor e pianista de rock e R&B, considerado um dos mais influentes de todos os tempos.

Considerado uma lenda do rock e influência de Elvis Presley e dos Beatles, ele era um produto típico da música de New Orleans, Domino atraiu a atenção do nacional com a música “The Fat Man” em 1949 gravada pela Imperial Records. Essa música é uma das primeiras gravações de rock and roll, apresentando piano ritmado e Domino cantando “wah-wah” acompanhado de uma batida forte. A gravação vendeu mais de um milhão de cópias, e é tida como a primeira gravação de rock n roll a fazer isso.

Resultado de imagem para fats dominoFats Domino lançou uma série de hits com o produtor e co-compositor Dave Bartholomew, os saxofonistas Herbert Hardesty e Alvin “Red” Tyler e o baterista Earl Palmer. Outros músicos notáveis e companheiros de longa data na banda de Fats foram os saxofonistas Reggie Houston, Lee Allen, e Fred Kemp. Fats finalmente passou para o mainstream da música pop om “Ain’t That a Shame” (1955), que alcançou o top 10, mais tarde Pat Boone alcançou a primeira posição com uma versão cover da música que obteve um alcance maior de audiência tocando em rádios na época da segregação racial. Domino teve 37 singles no Top 40.

Em 1986, Fats Domino foi incluído no Rock & Roll Hall of Fame. Fats foi premiado com o Grammy Lifetime Achievement Award em 1987. Em 1998, o presidente Bill Clinton o premiou com o National Medal of Arts.  In 2004,  a revista Rolling Stone classificou-o em #25 na sua lista dos 100 maiores artistas de todos os tempos.

Fats Domino morreu de causas naturais em 25/10/2017, aos 89 anos.

 

Fonte : Wikipédia Fats Domino

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *