INTELIGÊNCIA versus SABEDORIA

 

 

Todos nós nascemos dotados de inteligência e podemos adquirir sabedoria ao longo de nossa existência.

Porém, existem pessoas inteligentes, outras sábias e outras inteligentes e sábias.

Isto me faz lembrar Galileu Galilei, quando no tempo da inquisição quase foi condenado por contrariar os interesses da igreja católica ao afirmar que a Terra é redonda e se movia. Ele poderia ter “batido o pé” e manter sua postura, no entanto, muito inteligente e sabiamente concordou em “confessar” que  estava errado e que “a Terra era plana”.

Conta-se que após o veredicto, Galileu sussurrou a seguinte frase: “eppur se muove” que significa “e, no entanto, ela se move”. Assim, livre da perseguição da inquisição ele pôde continuar seus estudos e experimentos que ajudaram a mudar o curso da história que hoje conhecemos.

O breve texto que segue é da autoria de Wellington Balbo,e ilustra os conceitos de inteligência e sabedoria. Espero que gostem.

 

Resultado de imagem para inteligencia versus sabedoria“Há um abismo que separa inteligência e sabedoria. A inteligência teoriza, a sabedoria pratica. A inteligência facilita, a sabedoria resolve. A inteligência pode atuar longe dos nobres sentimentos, a sabedoria não se desvencilha deles.
A história do mundo registra em suas páginas a saga de indivíduos e povos que, não obstante a grande inteligência,  nada tinham de sabedoria, porquanto, eram desprovidos de qualquer sentimento de elevação em relação ao semelhante.
No mundo contemporâneo pode ser que não ocorram atrozes carnificinas como antigamente, contudo, ainda hoje há povos e indivíduos se aproveitando de sua inteligência e poderio econômico mais desenvolvido para subjugar outras pessoas e nações.
Tudo isso ocorre porque ainda não houve o equilíbrio entre inteligência e senso moral, capacidade intelectual e sabedoria.

Resultado de imagem para inteligencia versus sabedoriaMesmo acolhidos pela mãe Terra e com filiação Divina indicando que somos irmãos, não paramos para pensar seriamente nas questões capitais que envolvem a existência humana. E capacidade intelectual sem o exercício da fraternidade é porta escancarada aos abusos. A inteligência só terá grande valor quando nos proporcionar reflexão para podermos distinguir o bem do mal.
Por isso, por mais possante que seja nossa inteligência, importante lutar para transformá-la em sabedoria. E para que isso aconteça, não precisamos fazer grandes prodígios, mas apenas dedicar uma parte de nosso tempo ao exercício da reflexão:
Minha inteligência favorece alguém?
Minha capacidade intelectual também é colocada a serviço da sociedade?
Como encaro meus companheiros de caminhada? Como irmãos? Como concorrentes?
O exercício reflexivo nos abrirá novos horizontes, nos fazendo usar nossa inteligência para desenvolver nosso senso moral, nos proporcionando a sabedoria necessária para vermos que, nesta vida, estamos todos no “mesmo barco”, somos irmãos e a felicidade e o progresso só se instalarão quando acreditarmos efetivamente que o Planeta Terra é uma única família.”

 

Resultado de imagem para inteligencia versus sabedoria

 

 

Resultado de imagem para beth michepud   Beth Michepud

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *