PERSPECTIVAS

 

 

Resultado de imagem para perspectivasPreciso te contar um segredo. Pode ser que você fique chocado, não acredite ou até se revolte. Quando me disseram eu fiquei espantado. Mas preciso falar, antes que algo aconteça e ninguém te avise.

“O mundo como você enxerga só existe para você. E para mais ninguém.”

 

Calma, vou explicar.

De forma prática, tudo a sua volta é bem simples. Objetos, animais, sons, cores ou o que mais passar pelo seu dia somente existe, é como é. Não existe flor bonita ou música desagradável, apenas a maneira como cada pessoa usa sua habilidade de organizar o ambiente, filtra as informações que recebe e cria sua percepção de mundo. Respondemos às coisas à nossa volta e tentamos dar sentido a elas. Nossos impulsos e sentidos se unem a habilidades racionais a todo o momento para construir uma visão real e concreta no que acreditamos ser mais adequado dentro da vontade individual de controlar e ter uma experiência na vida.

 

barco.jpg

 

Tudo é uma questão de perspectiva, e isso ajuda a lembrar que cada pessoa vive um universo particular. O som do trânsito de São Paulo passa despercebido dentro da minha cabeça, mas irrita profundamente meu primo do interior acostumado com a calmaria. Uma amiga tem medo de viajar de avião porque, quando pequena, ficou assustada quando viu a notícia de um acidente. Outro amigo acha isso uma besteira, ainda mais porque voa a trabalho todos os meses e nunca viu nada acontecer.

Aquele velho ditado de “enxergue o mundo pelos meus óculos” tem mais sentido quando nos lembrarmos disso, e é um exercício diário estarmos abertos a entender um universo dentro de cada nova conversa. Mais do que isso, sair da imaginação que ronda nossa cabeça e viver uma realidade mais plena, sem programações e conceitos inventados. 

Quando me contaram esse segredo fiquei bem pensativo, ainda mais levando em conta todos os problemas que passam pelos meus dias. E se eles existem somente para mim? Se isso for verdade, eles são imaginários?

Talvez. E, como disse o pai da PNL, Richard Bandler:

“Já que a maioria dos problemas é criada pela nossa imaginação e logo são imaginários, tudo que precisamos são soluções imaginárias.” 

O mundo como enxergo existe somente para mim. O mesmo para o seu. E nossa felicidade, resoluções e soluções estão ao alcance de um pensamento. Qual você escolhe levar ao seu dia hoje?

 

Resultado de imagem para sabedoria universal   Gabriel Galvão

 

Artigo da autoria de Gabriel Galvão extraído do blog Sabedoria Universal

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *