,

EROS E PSIQUÊ (Parte I)

  Já quase ninguém frequentava o templo de Afrodite (Vênus) para prestar culto à Divina Beleza. Mas, enquanto o santuário abandonado transformava-se pouco a pouco em ruínas, de toda a parte chegavam os peregrinos que iam admirar…
,

Júpiter (Zeus), o filho de Cronos e Réia

  Longas insônias viveu Cronos, de olhos pregados no escuro do mundo, à procura de resposta: como evitar que se cumprisse a terrível profecia da mãe, Gaia? Como impedir que um de seus próprios filhos lhe usurpasse o trono? Depois…
,

EROS

  O Olimpo está em festa. Reunidos, os imortais banqueteiam-se em regozijo ao nascimento de Afrodite (Vênus), a bela deusa do amor. Pelas taças de ouro corre o néctar abundante, a estimular a expansão de despreocupada alegria.…
,

DA NEGRA NOITE NASCE EROS - O AMOR

  Antes de existir o grande mar e a fértil terra, e o céu azul que recobre o mundo; antes que a natureza, que nossos olhos veem e nossos sentidos sorvem, vivesse como vive agora: organizada, plástica, sábia, poderosa; antes de…
,

AS CRIATURAS DA ESCURIDÃO

  Os antigos gregos forjaram várias versões sobre a origem do mundo e das criaturas. Alguns acreditaram que a primeira coisa que existiu foi a Escuridão. E dela foi gerado o CAOS. E da união do Caos com a Escuridão nasceram…
,

O CÉU, A TERRA E A FORÇA DE EROS

    Para os órficos, fiéis seguidores dos ensinamentos do poeta Orfeu, o princípio de todas as coisas é Cronos (Saturno), o Tempo. Este deus devorador é quem teria dado origem ao Éter e ao Caos. Em todo o redor…
,

CRONOS, SENHOR DO UNIVERSO

Mais do que aos Titãs e às Titânias, relata Hesíodo, Urano (o Céu) detesta seus outros filhos, os Ciclopes e os Hecatônquiros. São criaturas brutais e indomáveis. Para não ter de encará-los, o Céu Estrelado obriga-os a viver…
,

OS DOZE FILHOS DA TERRA E DO CÉU

  Unida a Urano (Céu), pela força de Eros, Gaia (Terra) tem inicialmente doze filhos: seis homens e seis mulheres – os Titãs e as Titânias. São forças violentas que povoam o mundo  e iniciam longa e penosa  história, afirma…
,

AS DIVINDADES PRIMORDIAIS

O mito cosmogônico é uma tentativa de explicar a origem do mundo, das coisas e dos seres animados.     Tanto Homero (século IX a.C.) como Hesíodo (século VIII a.C.), os órficos (século VI a.C.) e os demais poetas…

No CAOS a Origem de Todas as Coisas

  "No começo era o Caos", conta o poeta Hesíodo. Era o espaço aberto, a pura extensão ilimitada, o abismo sem fundo. De repente, surgiu a primeira divindade sólida: Gaia, a Terra. Ela deu ao Caos um sentido: limitou-o.…