,

PROMETEU E PANDORA (PARTE III) - As Idades do Mundo

"Landline Memories"  -  Circles Around the Sun   Estando, assim, povoado o mundo, seus primeiros tempos constituíram uma era de inocência e ventura, chamada a Idade de Ouro. Reinavam a verdade e a justiça, embora não impostas…
,

PROMETEU E PANDORA (Parte II) - A Caixa de Pandora

"Everyone"  -  Steve Kilbey & Martin Kennedy   A mulher não fora ainda criada. A versão (bem absurda) é que Júpiter a fez e enviou-a a Prometeu e seu irmão, para puni-los pela ousadia de furtar o fogo do céu, e ao…
,

PROMETEU E PANDORA (Parte I): A Criação do Mundo

A criação do mundo é um problema que, muito naturalmente, desperta a curiosidade do homem, seu habitante. Os antigos pagãos, que não dispunham, sobre o assunto, das informações que dispomos, procedentes das Escrituras, tinham sua própria…
,

EROS E PSIQUÊ (Parte II)

A solidão de Psiquê preocupava e entristecia seus pais, que gostariam de vê-la bem casada, como suas irmãs. Então, foram consultar um oráculo de Apolo a fim de solicitar-lhe orientação e ajuda. Mas Eros já havia também procurado…
,

EROS E PSIQUÊ (Parte I)

  Já quase ninguém frequentava o templo de Afrodite (Vênus) para prestar culto à Divina Beleza. Mas, enquanto o santuário abandonado transformava-se pouco a pouco em ruínas, de toda a parte chegavam os peregrinos que iam admirar…
,

Júpiter (Zeus), o filho de Cronos e Réia

  Longas insônias viveu Cronos, de olhos pregados no escuro do mundo, à procura de resposta: como evitar que se cumprisse a terrível profecia da mãe, Gaia? Como impedir que um de seus próprios filhos lhe usurpasse o trono? Depois…
,

EROS

  O Olimpo está em festa. Reunidos, os imortais banqueteiam-se em regozijo ao nascimento de Afrodite (Vênus), a bela deusa do amor. Pelas taças de ouro corre o néctar abundante, a estimular a expansão de despreocupada alegria.…
,

DA NEGRA NOITE NASCE EROS - O AMOR

  Antes de existir o grande mar e a fértil terra, e o céu azul que recobre o mundo; antes que a natureza, que nossos olhos veem e nossos sentidos sorvem, vivesse como vive agora: organizada, plástica, sábia, poderosa; antes de…
,

AS CRIATURAS DA ESCURIDÃO

  Os antigos gregos forjaram várias versões sobre a origem do mundo e das criaturas. Alguns acreditaram que a primeira coisa que existiu foi a Escuridão. E dela foi gerado o CAOS. E da união do Caos com a Escuridão nasceram…
,

O CÉU, A TERRA E A FORÇA DE EROS

    Para os órficos, fiéis seguidores dos ensinamentos do poeta Orfeu, o princípio de todas as coisas é Cronos (Saturno), o Tempo. Este deus devorador é quem teria dado origem ao Éter e ao Caos. Em todo o redor…