,

ACORDEM ALICES (Crônica de Paulo Monteiro)

“Se eu tivesse um mundo só meu, tudo seria bobagem. Nada seria o que é, porque tudo seria o que não é. E, ao contrário, o que é, não seria. E o que não seria, seria. Entende?” (Chapeleiro Maluco) Elton John - "Mona Lisa &…

VELEJARES (Paulo Monteiro)

(Veleiros Parte II)         Amanheci leve e nostálgico, saudoso dos muitos amigos que em tantos e tão variados cais quis a vida que eu pudesse aportar. Desfraldei a mezena dos afetos e lancei-me, peito…
,

DIGRESSÕES MUSICAIS SOBRE DOIS MUNDOS (Crônica de Paulo Monteiro)

  https://www.youtube.com/watch?v=5bYcyPkGF6g   Há ocasiões em que uma frase aparentemente rotineira nos leva a digressões e reflexões por trilhas inesperadas e surpreendentes, muitas vezes inteiramente divorciadas do…

O AMOR E A MORTE - Crônica de Carlos Heitor Cony

Esta é uma crônica do escritor e jornalista Carlos Heitor Cony, editorialista da Folha de S. Paulo e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2000,  que dedico à minha companheira de 47 anos, Rita:     "…
,

O QUE A MEMÓRIA AMA, FICA ETERNO

      Quando eu era pequena, não entendia o choro solto da minha mãe ao assistir a um filme, ouvir uma música ou ler um livro. O que eu não sabia é que minha mãe não chorava pelas coisas visíveis. Ela…
,

O truque central da desonestidade intelectual - Artigo de Marco Frenette

Há uma deficiência humana de ordem cognitiva e moral que tem sérios desdobramentos sociais e políticos. Essa deficiência tem a ver com o instinto de preservação e com os sentimentos da vaidade e da pretensão, e atinge praticamente…
,

"Bolsonaristas, o que vocês fizeram da nossa “democracia”?" - Artigo de Paulo Monteiro

      Como vi essa pergunta sendo postada de forma educada e sem agressões - embora não tendo sido diretamente a mim dirigida -, e por eu acreditar que possa resumir em boa parte os questionamentos da ala antibolsonarista…
,

Como os "Estudos da Injustiça" corrompem o ensino universitário

Um trabalho recente mostra que os acadêmicos progressistas aceitam qualquer artigo que corrobore sua visão politicamente correta da realidade. Artigo do professor e economista Walter Williams, traduzido para a Gazeta:   As universidades…
,

“O ZERO E O INFINITO” de Arthur Koestler

“Quem impuser uma ditadura e não matar Brutus, ou quem fundar uma república e não matar os filhos de Brutus, governará somente por pouco tempo” (Maquiavel,  Discursos)   “Meus caros, não se pode viver totalmente sem…

Artigo extraído do livro “Nobreza de Espírito” de ROB RIEMEN: "O antiamericanismo e o 11 de Setembro"

  O ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 não foi obra dos “sem- abrigo, dos destituídos do poder, dos  aterrorizados, das minorias”. O contrário é que é verdadeiro. A ação custou meio milhão de dólares e foi…