,

Terapia libertadora!

Symphony # 9 from "New World"     A visão nova da Psicologia positiva, que reage à proposta freudiana a respeito da personalidade humana, procura entender de maneira muito diversa as emoções, ensejando-lhe uma conduta…
,

A OBSOLESCÊNCIA DO HOMEM - Günther Anders

"Foi em 1956 que o filósofo judeu alemão Günther Anders escreveu essa reflexão :   "Badwater Psalm"  -  Bing & Ruth     ′′ Para sufocar antecipadamente qualquer revolta, não deve ser feito de forma…
,

A força de uma pessoa desperta

  "Poucas coisas se comparam à força de uma pessoa desperta. Pessoas despertas são indomáveis, intuitivas e possuem a serenidade e a confiança daqueles que aprenderam a ver a vida com os olhos da alma.   "Landline Memories" …
,

CORAGEM PARA CRESCER - pelo Rabino Sir Jonathan Sacks Z’L

  Lembro-me vividamente da surpresa e do prazer que senti quando li pela primeira vez o livro Emma de Jane Austen. Foi a primeira vez que li um romance em que vemos uma personagem que se transforma com o tempo. Emma é uma jovem inteligente…
,

NÃO CONTROLO MEUS PENSAMENTOS

  No caso da maioria das pessoas, quase todos os pensamentos costumam ser involuntários, automáticos e repetitivos. Não são mais do que uma espécie de estática mental e não satisfazem nenhum propósito verdadeiro. Num sentido…

Strindberg e a dimensão do homem

  August Strindberg, conhecido escritor e dramaturgo sueco (1849/1912), que após conquistar fama e estabilidade financeira, mergulhou em uma aventura existencial, lutando contra o seu anjo particular; experiência que o levou à miséria…
,

A LACUNA ENTRE O QUE PARECE SER E O QUE É

A LACUNA ENTRE O QUE PARECE SER E O QUE É     Para elucidar essa diferença fundamental na concepção das emoções no pensamento budista e no ocidental, ninguém melhor do que Matthieu Ricard, conhecido como “o homem…
,

Eric Voegelin: pequena biografia e o pensamento de Eric Voegelin

Eric Voegelin foi um dos pensadores mais originais do século 20 e um filósofo político de incomparável erudição. Autor da impressionante História das Ideias Políticas, assim como de Anamnese e de Hitler e os Alemães, ele é um…

O POVO (Texto de Rubem Alves)

Nascido em 1933, Rubem Alves foi um Psicanalista, educador,teólogo e escritor brasileiro, autor de livros e artigos que abordam temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis. Tinha um grande número…
,

A RENÚNCIA DE SI MESMO - (Síndrome de Wendy)

Entendemos que amar é, acima de tudo, atender o outro.     Durante muito tempo nos sentimos bem por estabelecer este tipo de relação. É assim que entendemos o amor.   Não nos preocupamos (no princípio)…