,

Um hiato de ausência da mente

Um grande desafio é calar a mente. Aquela que, sem mais nem menos, começa a nos atribuir pensamentos e ideias que são exatamente contrárias ao nosso real desejo. E se, por ventura, dermos atenção a ela, é certeza de que o monstrinho…
, ,

Como ser feliz? Os 11 conselhos de Aristóteles

Quando se trata de alcançar a felicidade, a maioria das pessoas se pergunta: “O que devo fazer?” Não é estranho, imbuídos como estamos na cultura do fazer e da plena ocupação do tempo até que não haja mais um minuto. Os grandes filósofos,…
,

O SIGNIFICADO COMO O BEM MAIOR (SOMBRA E LUZ - CONCLUSÃO)

Com este artigo de Jordan Peterson encerramos o mês dedicado ao genial Psicólogo, Humanista e Escritor canadense e também a série de artigos sob o tema "Sombra e Luz" composta por  04 vídeos e 06 artigos:   01 - SOMBRA E LUZ …
,

SOMOS O QUE PENSAMOS

Citação budista de Sharon Salzberg, em “Lovingkindness”   "Laurens, Iowa"  -  Angelo Badalamenti   Em uma frase bem conhecida, Buda disse: “o ódio jamais pode cessar com ódio. O ódio só pode cessar com…
,

Nossos Filhos e a Educação

Thích Nhất Hạnh  é  um  monge   budista   pacifista  e  escritor vietnamita   e  um   dos  mestres  do zen-budismo mais   conhecidos   e  respeitados  do mundo  de hoje. "Barcarolle"  -  Lubomyr Melnyck      Por…
, ,

SOMBRA E LUZ (Parte 2)

  I - “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”. II – “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Em Mateus 22:37-40)     Vivemos tempos…
,

A ESPERANÇA DE UM MUNDO NOVO

EM  VEZ  DE  OLHAR  PARA  O  QUE  ESTÁ  RUINDO,  PODEMOS  ENXERGAR  TUDO  O  QUE  ESTÁ  NASCENDO  PARA  TRANSFORMAR  O  PLANETA   (Gustavo Tanaka) "Space 2"  -  Nala Sinephro   Certa vez, li uma frase…
,

PRA FRENTE É QUE SE ANDA

Quando nos dizem que devemos aceitar a vontade de Deus, que nos conformemos com a situação em que vivemos, precisamos ter em mente o que significa a vontade de Deus. Óbvio que não fomos feitos para sofrer, penar na miséria…

As Várias Faces da Mentira

      Há um momento na vida em que, graças ao domínio de mecanismos sofisticados da inteligência, aprendemos a mentir. Mentimos jogando com as palavras, contendo gestos, assumindo posturas convenientes…
,

NÓS SOMOS O AMOR

Tenho passado dias pensando em como o amor nasce em nossa consciência. Percebo que ele pode aparecer num repente, mas, também, pode amadurecer lentamente e só o percebermos quando já se passou um bom tempo, que…