,

LIBERDADE

  Estava cruzando a sala, olhando a tela do celular, quando escutei o barulho vindo da sacada.   Parecia uma folhagem sendo abalada por um vento forte, eu não deveria ter deixado os vidros tão abertos. Só que não havia…
,

O que posso fazer?

O que posso fazer? A pessoa está sempre procurando incessantemente, indo de um livro para outro, de uma filosofia para outra, de um professor para outro. E o que estamos realmente procurando não é clareza, não é a compreensão…
,

SINGULARIDADE

  Há poucos dias estava eu na Praça XV, no centro de Florianópolis, esperando minha esposa que entrara num banco para provar que estava viva para a Previdência Social, quando minha atenção focou numa moça…

A fé e a corda

  Esta é a história de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais desafios. Ele resolveu, depois de muitos anos de preparação, escalar o Aconcágua. Mas ele queria a glória somente para ele, e resolveu escalar sozinho…
,

Pensamentos e Dicas de Leitura de Eric Voegelin

Você já se perguntou por que Eric Voegelin causa tanto entusiasmo entre os leitores de filosofia política?   Em seguida, você encontra algumas citações de Eric Voegelin que poderão lhe dar uma pista para responder a…
,

NÃO ESPERE

Um dos maiores problemas com os quais o ser humano pode conviver é a busca de aprovação por parte da família ou da sociedade. Provavelmente isso venha da maneira pela qual criamos a nossa vida. Embasada em princípios absurdamente…
,

ENTRE AS ESCOLHAS, UMA PORTA

Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto.     Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava: levava-os a uma sala, onde havia um grupo de arqueiros em cada canta e uma imensa porta de ferro em outro. Nessa…
,

Kafka, a menina e a boneca de Kafka

Tudo o que você ama provavelmente se perderá, mas no final, o amor retornará de outra forma.” Franz Kafka     Franz Kafka (1883-1924), que nunca se casou e não teve filhos, caminhava pelo parque em Berlim quando conheceu…
,

"SUBMISSÃO" - Paulo Monteiro

"Esquinas"  (música tema do livro "Submissão)  -  Flora Purim “Não a solidão física propriamente dita, por que essa nem a abalaria tanto, mas a de não ter com quem dividir seus pensamentos e sentimentos, aquela sensação angustiante…
,

Nada que é verdadeiramente sólido desmancha no ar

  Nada que é verdadeiramente sólido desmancha no ar. Nada. Sei que você está perplexo. Estamos. Talvez assustado diante das perspectivas de mudanças tão radicais e velozes na vida que conhecemos. As tais revoluções por…