Mabe Fratti é uma cellista guatemalteca (da Guatemala) avant garde conhecida por sua voz etérea e pela música excepcional de sua autoria, na qual ela trafega entre o clássico, o eletrônico, o “noise” puro e o avant garde da música contemporânea. Tudo isso aí mesmo!
Seu álbum de estreia, de 2019, “Pies sobre la Terra”, talvez sua obra máxima, na avaliação do site, focava na distância entre o mundo físico e o que existe dentro da cabeça de cada pessoa; faz referência ao espaço mental como um lugar de relativa liberdade e ilusão e sua interação com o mundo real e tangível, enquanto em seu novo projeto, recém lançado, “Será que ahora podremos entendernos” ela explora a fricção entre interioridade e exterioridade e dessa maneira se converte na exploração da comunicação não apenas com os outros, mas também conosco mesmos. O disco nasceu da ideia de que todos nós, como pessoas, somos canais que podemos simplificar a comunicação não apenas conosco, mas também com os demais e que pela omissão e pelo recolhimento tornamos o processo de entendimento bastante complicado.
Atualmente, residente na Cidade do México , ela trabalhou nesse novo projeto com o grupo Taiak de drone rock e com a experimentalista texana, Claire Rousay. A música de Mabe Fratti é o triunfo do experimentalismo sobre o domínio técnico de um instrumento. É a experimentação livre de sons captados com os sentimentos, com aquilo que apercebemos da existência. Trabalhando solo, em duos ou em ensembles e usando elementos tirados do shoegaze e do dream pop misturados com influências ancestrais que vão dos cantos gregorianos à música Sephardic, o resultado é um amálgama sônico poderoso que causa profundo impacto emocional.
Links para os trabalhos de Mabe Fratti:
https://mabefratti1.bandcamp.com/album/pies-sobre-la-tierra
https://tinangelrecords.bandcamp.com/album/ser-que-ahora-podremos-entendernos