Mabe Fratti é uma cellista guatemalteca (da Guatemala) avant garde conhecida por sua voz etérea e pela música excepcional de sua autoria, na qual ela trafega entre o clássico, o eletrônico, o “noise” puro e o avant garde da música contemporânea. Tudo isso aí mesmo!

 

Mabe Fratti: músicas com letras e álbuns | Ouvir na DeezerSeu álbum de estreia, de 2019, “Pies sobre la Terra”, talvez sua obra máxima, na avaliação do site, focava na distância entre o mundo físico e o que existe dentro da cabeça de cada pessoa; faz referência ao espaço mental como um lugar de relativa liberdade e ilusão e sua interação com o mundo real e tangível, enquanto em seu novo projeto, recém lançado, “Será que ahora podremos entendernos” ela explora a fricção entre interioridade e exterioridade e dessa maneira se converte na exploração da comunicação não apenas com os outros, mas também conosco mesmos. O disco nasceu da ideia de que todos nós, como pessoas, somos canais que podemos simplificar a comunicação não apenas conosco, mas também com os demais e que pela omissão e pelo recolhimento tornamos o processo de entendimento bastante complicado.

Atualmente, residente na Cidade do México , ela trabalhou nesse novo projeto  com o grupo Taiak de drone rock e com a experimentalista texana, Claire Rousay.  A música de  Mabe Fratti é o triunfo do experimentalismo sobre o domínio técnico de um instrumento. É a experimentação livre de sons captados com os sentimentos, com aquilo que apercebemos da existência. Trabalhando solo, em duos ou em ensembles e usando elementos tirados do shoegaze  e do dream pop misturados com influências ancestrais que vão dos cantos gregorianos à música Sephardic, o resultado é um amálgama sônico poderoso que causa profundo impacto emocional.

 

Links para os trabalhos de Mabe Fratti:

 

https://mabefratti1.bandcamp.com/album/pies-sobre-la-tierra

 

https://tinangelrecords.bandcamp.com/album/ser-que-ahora-podremos-entendernos