“Ookii Gekkou”  –  Vanishing Twin

 

 

 

Vanishing Twin é um quinteto pop psicodélico sediado em Londres, fundado em 2015. O grupo é liderado pela cantora e guitarrista Cathy Lucas, também membro do Fanfarlo, Valentina Mageletti na bateria, o baixista Susumu Mukai, Phil M.F.U. (Man From Uranus – Homem de Urano) nos “sons estranhos” (literalmente isso) e pelo artista e projetista visual Elliott Arndt na flauta e na percussão e lançou três álbuns fora de série: “Choose Your Own Adventure”, “The Age of Immunology” e este “Ookii Gekkou”. Sinceramente? A escolha de qual o melhor é sua!

Com um “portfólio” desses dá pra perceber que o som do grupo é tudo menos normal e previsível. Se há uma palavra que poderia condensar o som que o grupo cria, essa palavra seria certamente futurístico.

Vanishing Twin announce new album & 2022 North American Tour (stream “Big Moonlight”)De fato, com um som por vezes equiparado ao do Stereolab, o grupo sintetiza várias influências de psicodelia musical em todo o mundo, da tropicália e do “psych-jazz” brasileiro ao “kosmiche rock” , ao “pop orquestral” e à eletrônica, nada escapa ao que é  “cozinhado” no efervescente e inventivo laboratório musical da banda.

Se em “The Age of Immunology”, o álbum deles imediatamente anterior, a banda fez um belíssimo amálgama das raízes dos membros apresentando instrumentos oriundos da terra natal de cada um, no atual trabalho eles expandem essa proposta transformando o álbum num delicioso e compartilhado “território de sonhos”, comum a todos. Para nosso deleite e prazer.

Escrito e gravado durante o confinamento imposto globalmente pelo Covid-19, “Ookii Gekkou” reflete à perfeição a estranheza e a bizarria absurda destes tempos em grande parte “fabricados” pela insanidade dos homens.

Quer seja pela faixa-título que significa “grande lua cheia” em japonês ou pelo “funk enfeitiçado” de “Phase One Million” o disco é uma sucessão de deliciosas iguarias multinacionais musicais que transformam a versão “pandêmica” do Vanishing Twin soar como um território de sonhos mágico e divertido.

“Ookii Gekkou” pode sem favor ser escolhido como o trabalho mais representativo desses tempos estranhos e absurdos que vivenciamos globalmente.

E o Vanishing Twin pode desde já ser considerado uma das principais apostas para vislumbrar qual o próximo novo grande grupo do cenário Indie , Rock Alternativo. Duvida? Escute todo o trabalho do grupo, sobretudo “The Age of Immunity” e este “Ookii Gekkou”.

 

Escute   AQUI     “Ookii  Gekkou”   com  o  Vanishing Twin