EM  VEZ  DE  OLHAR  PARA  O  QUE  ESTÁ  RUINDO,  PODEMOS  ENXERGAR  TUDO  O  QUE  ESTÁ  NASCENDO  PARA  TRANSFORMAR  O  PLANETA   (Gustavo Tanaka)

“Space 2”  –  Nala Sinephro

 

Certa vez, li uma frase de um filósofo que dizia que a única pergunta que valia a pena refletir era se iríamos acabar com a nossa própria vida ou se seguiríamos vivendo.

Pode parecer assustador, ainda mais lendo isso na  primeira frase de uma coluna. Mas, quero trazer um olhar mais simples e amoroso para essa percepção.

O que é que nos mantém vivos? O que é que não nos faz desistir? Para mim, a resposta está na virtude da esperança. Ela é uma chama interna que nunca se apaga. Mesmo quando a vida está desafiadora, existe uma brasa que mantém um calor interno aceso. Essa chama nos permite acreditar que as coisas vão melhorar, que vamos evoluir e prosperar.

Vivemos um momento muito delicado no planeta e eu sinto que é preciso reacendermos a chama da esperança em nós. Muitos estão perdendo a capacidade de acreditar que as coisas podem ficar melhores com tantas notícias e tragédias, injustiças e corrupção. Olham para as estruturas da sociedade que não nos transmitem confiança. E assim, recebendo notícias ruins dia após dia, as pessoas vão deixando essa chama da esperança se enfraquecer.

Uma das grandes mudanças em curso no mundo é o enfraquecimento das instituições. Basta olhar em volta e perceber que o sistema político não nos representa, as religiões não nos conectam com Deus, as escolas não educam bem nossas crianças, o sistema jurídico não é justo, as corporações deprimem os funcionários, as universidades não atraem mais os jovens, a mídia não nos mostra o que de fato acontece.

Mas ao mesmo tempo em que essas estruturas que nos orientavam e nos davam segurança parecem ruir, existem milhões de pessoas boas trabalhando para criar novas referências. Novos modelos de escola, empreendedores buscando formas diferentes de trabalho, mais informação disponível na internet para nosso caminho de evolução. Não estamos nos enfraquecendo. Estamos nos libertando.

Em vez de olhar para o que está ruindo, olhe para o que está nascendo. Busque projetos novos, conecte-se com empreendedores que estão criando o novo, conheça pessoas que cultivam um estilo de vida diferente. Sintonize-se com o que você acredita. E, aos poucos, seu olhar vai se transformar. Lentamente, você voltará a acreditar no que sempre esteve aí dentro, e a chama da esperança vai reacender.

 

 

Se você acredita num mundo novo, defenda-o. Seja um advogado da esperança. Seja aquele que se opõe ao fatalismo dos que não acreditam na mudança. Lute pelos seus ideais.  (Gustavo Tanaka)

 

 

A fé e a esperança em mim - Mundo das Mensagens

 

Gustavo Tanaka

Artigo da Revista “Vida Simples” # 225

https://twitter.com/gutanaka