“Ocean”  –  Hinako Omori 

 

A compositora e engenheira de som nascida em Yokohama (Japão), mas radicada em Londres, acabou de lançar seu álbum de estreia, “A Journey … (Uma viagem)”, um precioso trabalho de imersão e contemplação/meditação com base na Eletrônica/Música Ambiente, gravado nos estúdios Real World de Peter Gabriel, que foi concebido para ser escutado na versão 2020 do Womad Festival.

Evocando alguns dos melhores compositores de música ambiente, “A Journey…” foi inspirado pela terapia japonesa do “shinrin-youku” (“Banho de Floresta”), algo que significa fazer passeios pela floresta como um exercício para o Despertar.

hinako omori image“Estou muito interessada em terapia do som, entretenimento do cérebro e como certas frequências conseguem colocar o nosso cérebro em certos estados de espírito – alfa, beta, theta, delta” – explica ela. “As frequências de onda Delta (0.5 – 4 Hertz) por exemplo conseguem restaurar um sono profundo e reparador, e as frequências theta (4 – 7 Hertz) estimulam a criatividade, a intuição e os processos emocionais”

Para criar este álbum, Hinako Omori gravou sons nas florestas inglesas em locações naturais feitas nos Wiltshire Fields, nas Mendip Hills e no Valley Chew. Essas gravações feitas “in loco” na Natureza são complementadas por suaves sintetizadores e a voz da artista ecoando em japonês.

Há uma mistura de faixas instrumentais, como em “Levitation” e “Yearning” com os sintetizadores ecoando à distância. Em outras faixas ela faz uso da voz, como em “Ocean”, onde o ambiente calmo e reflexivo quase nos leva a sentir o som das águas do mar brilhando ao sol.

“A Journey…” faz exatamente isso, criando uma jornada de maravilhosos sons ambientes, sintetizadores, sinos e vocais que nos transportam a uma experiência vívida próxima da Natureza, a profunda beleza de um mundo ao nosso derredor que tantas vezes nos passa despercebido. Algo fundamental – recuperar a beleza da e a quietude da Natureza – nos dias complicados que atravessamos.

 

 

Escute    AQUI      esse álbum maravilhoso de Hinako Omori