“Body Heat”  Main Theme   (John Barry)

 

John Barry Prendergast, (1933 –  2011) foi um maestro e compositor britânico, nascido no condado de York (UK), responsável por diversas trilhas sonoras do cinema e vencedor de cinco prêmios Óscar de melhor trilha sonora.

James Bond | Fanartikel zum Kult-Agenten | Bei ElbenwaldTambém é conhecido por ter composto várias trilhas dos filmes de James Bond, sendo o compositor que mais fez trilhas do agente, tendo assinado 11 delas, entre 1963 e 1987. Sem dúvida foi ele quem criou todas as diretrizes para a música de James Bond, muito usadas pelos outros compositores que trabalharam na série. O atual compositor de Bond, David Arnold é fã confesso de Barry e já declarou várias vezes que as trilhas dele para Bond são sua inspiração para compor suas próprias.

John Barry escreveu as trilhas para os filmes vencedores do Grammy e do Oscar da Academia para os filmes

Dances with Wolves  (Dança com Lobos) e  Out of Africa, assim como as trilhas para  The Scarlet LetterChaplinThe Cotton ClubThe Tamarind SeedMary, Queen of ScotsGame of Death  e o tema para o seriados inglês cultuado, The Persuaders!, numa carreira que durou mais de 50 anos

John Barry foi casado quatro vezes e teve quatro filhos com diferentes mulheres, Seus primeiros três casamentos –  inclusive um de 1965 a 1968  com a á época famosíssima estrelinha, Jane Birkin (exatamente quem você está pensando, aquela belíssima “starlet”  da época (final dos “louquíssimos” anos 1960) que “cometeu” a badalada música de Serge Gainsbourg, com o próprio como parceiro – terminaram em divórcio, mas o último durou até à morte dele, de ataque cardíaco, em 2011.

John Barry morreu em Nova York, em 30 de janeiro de 2011

 

Trilhas sonoras

Alguns dos filmes para os quais Barry compôs a trilha sonora:

E todos os filmes de James Bond para os quais Barry compôs a música:

Premiações

Óscar

BAFTA

Globo de Ouro

 

 

Fonte :  Wikipedia  John Barry