Você já parou para pensar o quanto o agronegócio no Brasil é importante? Pois saiba que é um setor econômico fundamental em nosso país, formado por diversas cadeias produtivas ou atividades agrícolas que ocupam um papel importante na nossa rotina.

 

 

 

agronegócio pode ser compreendido como a soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção na unidade de produção, do armazenamento, do processamento e da distribuição dos produtos agrícolas e dos itens produzidos por meio deles.

Uma atividade de destaque e relevância para o desenvolvimento brasileiro ao longo de sua história.

Nos últimos anos, o agronegócio tem assumido uma merecida posição de destaque no debate econômico e nas grandes pautas de discussão no Brasil, com ampla repercussão midiática.

O setor vem ganhando os holofotes, devido às suas capacidades de expansão de produtividade e produção e de geração de oportunidades de emprego em várias regiões.

O Agronegócio encontra-se atualmente como o maior negócio da economia brasileira, sendo uma das principais locomotivas do progresso do país.

 

 

Tipos de produtores do agronegócio

 

Quais as principais características do agronegócio no Brasil?

 

 

No Brasil, o agronegócio possui características de grande importância, sendo elas;

  • Disponibilidade: Menos de 10%¨do território brasileiro é utilizado como área de cultivo.
  • Ambiente Favorável:O que inclui abundância de água, solo propício ao plantio e boa luminosidade natural.
  • Clima Difícil:Apesar do ambiente favorável, o agronegócio brasileiro enfrenta desafios com chuvas, estiagem, pragas e doenças nas lavouras.
  • Complexidade:Longas distâncias de distribuição da produção são um entrave logístico.
  • Diversificação:Há um número bastante expressivo de produtos, como frutas, flores, hortaliças, açúcar, café, soja, algodão, cacau, madeira, borracha, carnes e ovos.
  • Empresas Familiares:A característica na maioria dos negócios rurais é de sucessão de pai para filhos.
  • Tecnologia de expansão:Com o avanço da agricultura de precisão, propriedades brasileiras estão cada vez mais aparelhadas e conectadas, fazendo uso de aplicativos e até “drones”.
  • Concentração em grandes players:Mercado é dominado por poucas empresas de porte gigante, o que por vezes remete a um sistema de oligopólio, com menor oferta de preços e condições de pagamento e recebimento.

 

 

FONTE:   AGROPOS