Samuel Cook (1931 – 1964) conhecido profissionalmente como Sam Cooke, foi um cantor, compositor e empresário americano. Considerado um pioneiro e um dos artistas de soul mais influentes de todos os tempos, Cooke é comumente referido como o Rei do Soul por seus vocais distintos, contribuições notáveis ​​para o gênero e alto significado na música popular.

 

 

 

 

Cooke nasceu no Mississippi e mais tarde mudou-se para Chicago com sua família ainda jovem, onde começou a cantar quando criança e se juntou aos Soul Stirrers como vocalista na década de 1950. Em 1957, Cooke lançou uma série de canções de sucesso, incluindo “You Send Me”, “A Change Is Gonna Come”, “Cupid”, “Wonderful World”, “Chain Gang”, “Twistin ‘the Night Away”, “Bring It On Home to Me” e “Good Times”. Durante sua carreira de oito anos, Cooke lançou 29 singles que figuraram no Top 40 da parada de singles pop da Billboard, bem como 20 singles no top ten da parada de singles negros da Billboard.

Em 1964, Cooke foi baleado e morto pela gerente de um motel em Los Angeles. Depois de um inquérito e investigação, os tribunais consideraram a morte de Cooke um homicídio justificável; sua família questionou as circunstâncias de sua morte.

As contribuições pioneiras de Cooke para a soul music contribuíram para a ascensão de Aretha FranklinBobby WomackAl GreenCurtis MayfieldStevie WonderMarvin Gaye e Billy Preston, e popularizaram o trabalho de Otis Redding e James Brown. O biógrafo do AllMusic, Bruce Eder, escreveu que Cooke foi “o inventor da soul music” e possuía “uma incrível voz natural para cantar e uma entrega suave e sem esforço que nunca foi superada”.

Cooke também foi um dos primeiros artistas negros da modernidade a tomar controle principal de suas finanças, em 1961 fundou uma gravadora chamada SAR, encerrada com a sua morte em 1964. Cooke participou no movimento pelos direitos civis dos Estados Unidos e, sobretudo, cantou unificando audiências das mais variadas origens com a sua voz atraente e singular.

Cooke também foi uma parte central do Movimento dos Direitos Civis, usando sua influência e popularidade com a população branca e negra para lutar pela causa. Ele era amigo do boxeador Muhammad Ali, do ativista Malcolm X e do jogador de futebol americano, Jim Brown, que juntos lutaram pela igualdade racial. Essa amizade foi explorada na peça e no filme One Night in Miami.

Cooke teve 30 maiores sucessos nos Estados Unodps entre 1957 e 1964, além de mais três postumamente. Sucessos importantes como “You Send Me”, “A Change Is Gonna Come”, “Cupid”, “Chain Gang”, “Wonderful World”, “Another Saturday Night” e “Twistin ‘the Night Away” são alguns dos seus mais musicas populares. Twistin ‘the Night Away foi um de seus álbuns mais vendidos. Cooke também foi um dos primeiros artistas e compositores negros modernos a cuidar do lado comercial de sua carreira musical. Ele fundou uma gravadora e uma editora como uma extensão de sua carreira como cantor e compositor. Ele também participou ativamente do Movimento pelos Direitos Civis

Cooke foi casado duas vezes. Teve 03 filhos do segundo casamento. Cooke também gerou pelo menos três outros filhos fora do casamento.

Cooke foi morto aos 33 anos em 11 de dezembro de 1964, no Hacienda Motel, em Los Angeles, Califórnia num incidente policial de motel que até hoje gerou diversas dúvidas e questionamentos, e permanece não inteiramente esclarecido.

Em 1986, Cooke foi empossado como membro fundador do Rock and Roll Hall of Fame

Em 1987, Cooke foi introduzido no Songwriters Hall of Fame.

Em 2004, a Rolling Stone classificou Cooke em 16º em sua lista dos “100 Maiores Artistas de Todos os Tempos”

 

Fonte:  Wikipedia  Sam Cooke