O saxofonista e compositor de jazz americano Ornette Coleman, considerado uma lenda do estilo e pioneiro do free jazz, morreu nesta quinta-feira (11/06), aos 85 anos.
Coleman foi um dos grandes inovadores do movimento do “Free Jazz” da década de 1950 e da década de 1960. Tendo começado a carreira claramente influenciado pelo bebop e por Charlie Parker, Coleman ficou famoso a partir do álbum “The shape of jazz to come”, o histórico disco de 1959 que ajudou a criar o free jazz, junto com o contrabaixista Charlie Haden (um de seus mais assíduos colaboradores), Don Cherry e Billy Higgins . O “Free Jazz” é a vertente mais experimental e menos melódica que também teve John Coltrane como expoente. O free jazz rompeu as estruturas de harmonia tradicionais e permitiu uma forma de expressão do gênero mais livre. Desde o início da sua carreira que a forma de tocar de Coleman era pouco ortodoxa. Seguia mais o seu ouvido relativo do que o bem comportado “temperamento igual”. O seu sentido de harmonia e progressão de acordes – muito menos rígido do que o dos músicos de swing ou bebop – era flutuante e, por vezes, apenas sugerido e não explícito. Muitos músicos de Los Angeles consideravam-no desafinado e Coleman tinha dificuldades em encontrar outros músicos que pensassem como ele.
Durante a década de 60, a música de Coleman tornou-se ainda mais abrupta e radical e o saxofonista envolveu-se completamente com o “avant garde jazz” , uma corrente que evoluiu praticamente em torno das experimentações de Ornette Coleman. Posteriormente, assim como houvera feito Miles Davis, Coleman começou a utilizar guitarras elétricas, que apareciam com destaque nos discos lançados por essa época, mas, no fundo, a música era semelhante aos seus trabalhos mais antigos. Estas sessões tinham as mesmas melodias abruptas e improvisações coletivas.
Ornette Coleman influenciou virtualmente todos os saxofonistas e músicos de jazz da geração seguinte que admiram o seu esforço de descobrir, não só a forma do jazz, mas de toda a música que está para vir.
Ganhou o Prêmio Pullitzer de música em 2007. Nesse mesmo ano recebeu o “Grammy” pelo conjunto de sua carreira. Em 2009 recebeu o prestigiado Miles Davis Award.
Faleceu em Nova Iorque após sofrer ataque cardíaco
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!