Batizado com o nome de John William Baldry, este cantor de”blues”inglês nascido no Devonshire chegou a ter 2,01 mts. De altura, o que lhe rendeu a alcunha de Long (grande, longo) John Baldry.
Abençoado com uma voz rica e profunda, ele foi um dos primeiros vocalistas britânicos a cantar música blues. No começo dos anos 60 ele participou da banda Alexis Korner’s Blues Incorporated, com a qual gravou o primeiro álbum de blues inglês em 1962, “R & B from The Marquee” . Popular no circuito de clubes londrinos, Baldry começou a gravar com uma banda chamada Bluesology, alcançando o sucesso com gravações como “Let the Heartaches Begin” e “Mexico”.
Ele cantou com a maioria dos grandes cantores daquela época, como Elton John e Rod Stewart e nos palcos fazia parte da banda que além dele tinha Mick Jagger, Charlie Watts e Jack Bruce; quando os Stones fizeram seu debut no Marquee Club em 1962, Foi amigo de Paul McCartney.
Em 1963 ele formou a Cyril Davies R&B All Stars, com Nicky Hopkins no piano; com a morte de Cyril Davies em 1964, a banda passou a chamar-se Long John Baldry & His Hoochie Coochie Men, tendo também Rod Stewart como vocalista; em 1965, a banda mudou o nome para Steampacket, agregando Julie Driscoll como vocalista feminina & Brian Auger no órgão. Em 1996 ele formou a banda Bluesology com Reg Dwight no piano, Caleb Quaye e Elton Dean nas guitarras. Reg Dwight adotou o nome artístico de Elton John, usando o primeiro nome como homenagem a Dean e o sobrenome a Baldry. Assumidamente gay, no ambiente altamente homofóbico dos anos 60, foi Long John Baldry quem ajudou Elton John a assumir sua verdadeira sexualidade, depois que o grande astro britânico tentou o suicídio após uma experiência frustrante com uma mulher, que chegou a resultar em casamento. A música “Someone saved my life tonight” do álbum “Captain Fantastic & The Brown Dirt Cowboy”, um dos grandes sucessos de Elton John, é em homenagem a esse episódio
A década de 70 foi marcada por alguns problemas mentais de Long John Baldry, que chegou a ser hospitalizado em decorrência disso, em 1975. Depois de morar em Nova Iorque por algum tempo, em 1978 Baldry mudou-se para o Canadá, onde se tornaria um cidadão honorário. Ele continuou a gravar e a viajar em turnês durante os anos 90 e 2000, contando com o apoio fiel de seu séquito de fãs.
Após um longo tempo doente, Baldry morreu aos 64 anos em um hospital em Vancouver, vítima de infecção pulmonar..
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!