Resultado de imagem para a logoterapia

 

Logoterapia e Análise Existencial é um sistema teórico – prático criado pelo psiquiatra vienense Viktor Emil Frankl, que se tornou mundialmente conhecido a partir de seu livro “Em Busca de Sentido” (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua teoria. De acordo com Allport, “trata-se do movimento psicológico mais importante de nossos dias”. A Análise Existencial de Viktor Emil Frankl é uma linha existencial-humanística que busca, a partir de sua antropologia, ser abarcativa em sua visão de homem em todas as suas dimensões.

A Logoterapia e Análise Existencial é conhecida como a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia, sendo a Psicanálise Freudiana a Primeira e a Psicologia Individual de Adler a Segunda.

O termo “logos” é uma palavra grega que significa “sentido”. Assim, a “Logoterapia concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido”.

“Para a Logoterapia e Análise Existencial, a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano”… “A Logoterapia é considerada e desenhada como terapia centrada no sentido. Vê o homem como um ser orientado para o sentido”.

O homem sempre procurou dar um sentido à sua vida e aprofundar-se em sua existência. A frustração dessa necessidade é um sintoma do nosso tempo. O sofrimento e a falta de sentido configuram o vazio existencial que muitos experimentam. Para esse mal, Frankl foi desenvolvendo durante décadas a Logoterapia e Análise Existencial.

 

 

Frankl não pretendeu “suplantar a Psicoterapia vigente, mas complementá-la e completar também o conceito de ser humano – mais indispensável às ciências do homem do que o método e técnicas corretas”. A Logoterapia e Análise Existencial busca restituir a imagem do homem superando reducionismos, através de sua visão bio-psico-espiritual.

A Logoterapia e Análise Existencial do Dr. Frankl vem com a proposta de uma escola psicoterápica que pretende superar o reducionismo e condicionamentos, contribuindo com uma visão do ser humano mais completa, de um ser livre e responsável, que constrói a sua história, que se posiciona diante dos condicionamentos biológicos, psicológicos e sociológicos. Traz uma teoria mais otimista e humanizadora.

Faz uma proposta que não se limita à Psicologia, mas abrange todas as áreas da atividade humana e busca resgatar aquilo que é especificamente humano na pessoa, sua liberdade para além das circunstâncias, sua responsabilidade perante algo ou alguém e a autotranscendência como ser dirigido para além de si, aberto para encontrar sentido em qualquer situação e realizar valores.

 

 

Por essa e outras razões, Viktor Frankl é uma das figuras-chave da terapia existencial, ou existencialista. Sua vida e sua obra são, para certos analistas, uma sequência de atos e fatos que se desencadeiam em um testemunho inquestionável do poder desafiador do espírito. Para Frankl, a “busca de sentido” é uma exata e precisa definição da natureza humana.

 

Em sua obra, Frankl não recomenda nenhuma religião ou confissão constituída, muito menos alguma Igreja em especial. A todo tempo ele remete o leitor às suas próprias preferências e escolhas. Alguns analistas entendem que um maior estudo da obra de Viktor Frankl seria capaz de ajudar a psicanálise a se libertar de dogmas problemáticos para a sua coerência.

 

ENTREVISTA    COM  O  DR.  VIKTOR  E.  FRANKL

(A   Descoberta  de  um  Sentido  para  a  Vida )

 

 

FONTE:  Wikipédia   LOGOTERAPIA

12 respostas
  1. Neal
    Neal says:

    You actually make it seem really easy with your presentation however I in finding
    this topic to be really something that I think I would by no means understand.
    It seems too complicated and very extensive for me.
    I’m having a look ahead to your next post, I will attempt
    to get the hold of it!

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Busca de Sentido” e criou uma maravilhosa escola de ensinamento e transformação, como é a Logoterapia, por que um vírus de baixa letalidade como o Covid-19 não poderia trazer os ensinamentos de […]

  2. Top 10 Best disse:

    Top 10 Best

    Top 10 Best

  3. writeaessay disse:

    write a paper for me http://dekrtyuijg.com/

    Excellent postings. Many thanks!

  4. writeessay disse:

    write essay for me http://sertyumnt.com/

    Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point. You obviously know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos to your site when you could be giving us…

  5. […]  Emil  Frankl  foi  um  médico  psiquiatra  austríaco, fundador  da  escola  da  Logoterapia,  que  explora o sentido existencial do indivíduo  e a dimensão espiritual da existência. […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *