Quando o Jazz foi se popularizando e se expandindo por novas localidades foi agregando novos ritmos, novas culturas, outras músicas. A cada tempo surgiam novos estilos de Jazz e muitos deles até hoje são consagrados. O New Orleans Jazz, cidade onde surgiu o estilo musical é conhecido como o primeiro estilo. Conheça alguns outros estilos de jazz mais famosos:
O Swing
O jazz jamais conquistou tamanha popularidade quanto na época do Swing. Entre 1935 e 1946, o estilo ganhou status de música pop e alcançou todo o país com as “big bands” e o ritmo dançante das composições.
Há a necessidade, antes de tudo, de se fazer distinção entre swing e Swing. O primeiro termo refere-se a uma característica intrínseca do jazz, independente de estilo ou época. Já o segundo, define o estilo predominante entre 1935 e 1946, assunto deste post.
As “big bands” tornaram-se símbolo desse estilo que levava os jovens aos salões de dança. Mesmo já sendo possível escutar as primeiras “big bands” na década de 20, é com a apresentação da big band de Benny Goodman na Palomar Ballroom — em Los Angeles, 21 de agosto de 1935 — , que a Era do Swing foi iniciada. “Era um público que dançava. É por isso que eles gostavam”, teria dito Benny ao tentar explicar a razão do sucesso.
Segundo o historiador Eric Hobsbawm, antes da década de 1920, “as inovações instrumentais e orquestrais, e o próprio swing, estavam ainda muito pouco elaborados, e depois disso veio a Depressão”, que praticamente exilou o jazz autêntico dos EUA. O país foi reconquistado a partir de 1930 com o crescimento do Swing. “Na verdade, a música pop adotou, quase que totalmente, as técnicas e os arranjos instrumentais elaborados pelos músicos negros e, especialmente, pelas big bands negras, nos anos 1920. (…) O apelo do swing alcançava quase que exclusivamente os adolescentes”.
“O estilo Swing surgiu do encontro do estilo Chicago com os músicos de Nova Orleans, os quais, nessa época, empreenderam o segundo êxodo da história do jazz — de Chicago para Nova York.”
O Swing é muito tocado até hoje, conta com arranjos perfeitos e sua característica principal é a presença de orquestras que fazem o grande diferencial nas apresentações ou na música. Um estilo que estima a perfeição técnica.
O nome swing veio do ‘swing feel’, onde a ênfase está no pulso fora da batida ou mais fraco da música. Bandas de swing geralmente apresentavam solistas que improvisavam na melodia sobre o arranjo. O estilo de swing dançante das Big Bands e bandleaders como Benny Goodman foi a forma dominante de música popular americana de 1935 a 1946, um período conhecido como “A era do swing”. O verbo “swing” também é usado como um termo de elogio para tocar que tem um forte groove ou drive.
Os músicos notáveis da era do swing incluem Louis Armstrong, Louis Prima, Larry Clinton, Duke Ellington, Count Basie, Benny Goodman, Artie Shaw, Glenn Miller, Woody Herman, Tommy Dorsey, Jimmy Dorsey, Harry James, Louis Jordan e Cab Calloway.
O swing usa instrumentos regulares no jazz, como uma seção rítmica formada por piano, contrabaixo e bateria; metais como trompetes e trombones; madeiras, como saxofones e clarinetes; e muito ocasionalmente, instrumentos de cordas como violino ou violão.
Duas características marcantes desse período foram o desenvolvimento dos riffs (frases marcantes tocadas repetidamente), presentes principalmente nos arranjos de Count Basie, e o surgimento massivo de grandes solistas. Para Berendt e Huesmann, as formações de big bands anteriores restringiam a espontaneidade e a criatividade dos solistas, ao passo que permaneciam presos à execução melódica. “Parece contraditório (mas não é) que em meio a esse processo de formação da big band nos anos 1930 também o solista cresça em importância e significado. O jazz sempre foi simultaneamente coletivo e individual”.
Trackbacks & Pingbacks
[…] orquestras. Foi chamado de “Count” (Conde em português), devido sua importância na era do Swing, junto com Benny Goodman (Rei), Duke Ellington (Duque), Lester Young (Presidente) e Billie […]
[…] Glenn Miller (1904 — 1944) foi um músico de jazz estadunidense e bandleader na era do swing. Ele foi um dos artistas de mais vendas entre 1939 e 1942, liderando uma das mais famosas big […]
[…] com a saída dos músicos e a diminuição da popularidade do swing, Ellington continuou a encontrar aberturas, novas formas e novos parceiros. Ele compunha […]
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!