Irving Berlin (1888 –1989) foi um compositor e letrista norte-americano nascido na Rússia. Um dos mais prolíficos compositores da história, Berlin foi um dos poucos compositores de Tin Pan Alley e Broadway a escrever tanto letras quanto música para suas canções. Embora não tenha aprendido a ler música além de um nível rudimentar, compôs mais de 3,000 canções, com muitas delas (e.g. “Alexander’s Ragtime Band”, “God Bless America”, “White Christmas”, “Anything You Can Do”, “There’s No Business Like Show Business”) deixando uma indelével marca na música americana e mundial. Compôs 17 trilhas para filmes e vinte e uma para Broadway.

 

 

 

Irving Berlin nasceu como Israel Isidore Beilin de uma família judeuasquenaze em Tiumen, Sibéria, no então Império Russo. Sua família mudou-se para os Estados Unidos em 1893. Seus pais eram Leah (Lena) Yarchin e Moses Beilin; seu pai, cantor litúrgico, não tendo encontrado trabalho em sinagogas empregou-se certificando carnes cashrut e dava aulas de hebraico para o sustento familiar.

Irving Berlin: "This Is the Life!" – newworld-recordsApós a morte de seu pai em 1896, Israel começa a trabalhar para sobreviver, tendo vários empregos de rua, como vender jornais ou artista de rua. A áspera realidade econômica de ter de trabalhar ou morrer de fome teve um permanente efeito no modo como tratava o dinheiro. Enquanto trabalhava como garçom no Café Pelham em Chinatown, Israel pediu ao dono do local para que escrevesse uma canção para o café, porque a taverna rival tinha a sua própria canção também. “Marie from Sunny Italy”, com música por Nick Nicholson, o pianista do café, foi a música que logo foi apresentada. Embora ele tenha ganho apenas $37 centavos de dólar, recebeu uma nova carreira e um novo nome: Israel Beilin, num erro de impressão, fora grafado como I. Berlin.

Berlin primeiramente trabalhou unicamente como letrista, e somente começou a tentar compor música quando um equívoco aconteceu sobre sua letra de “Dorando”. Ele tentou vender a letra da música para alguém que dissesse que já tinha uma melodia para juntar a ambos. Através de sua carreira Berlin confiava em assistentes musicais ou colaboradores. Cliff Hess trabalhou com Berlin desta maneira por aproximadamente 1912 a 1917 sendo sucedido por Arthur Johnston e depois Helmy Kresa. Nenhum destes músicos foram creditados como co-compositores.

Berlin era autodidata em piano e supostamente restringia-se principalmente às teclas pretas do piano. Consequentemente, ele comprou um piano especial com uma tonalidade abaixo no teclado, possibilitando-o a transpor sua música mecanicamente. Certa vez ele explicou seu método de composição:

“Eu tenho uma ideia, um título ou uma frase ou melodia, e canto ela. Quando eu tenho uma canção completa, eu a memorizo e passo-a para o arranjador.”

Muitas de suas primeiras canções, entre elas “Sadie Salome (Go Home)”, “That Mesmerizing Mendelssohn Tune” e “Oh How That German Could Love”, tiveram um sucesso modesto em forma escrita, como gravação no espetáculo de vauldeville. Mas foi com “Alexander’s Ragtime Band” em 1911, com a ajuda de Alfred Doyle, que lançou sua carreira como uma das estrelas de Tin Pan Alley. Richard Corliss, na Time em um perfil sobre Berlin em 2001, escreveu:

“Alexander’s Ragtime Band” (1911). Foi uma marcha, não uma rag. Sua astuta musicalidade conseguiu ainda abranger toques de cornetas citando ainda a música “Swanee River”. Mas a melodia, que reviveu o fervor da ragtime desenvolvida por Scott Joplin uma década antes, fez de Berlin um cancionista notável. Em seu primeiro lançamento, quatro versões da música figuraram em #1, #2, #3 e #4 nas paradas. Bessie Smith, em 1927, e Louis Armstrong, em 1937 fizeram ela uma das top 20 com suas interpretações. Em 1938 a música foi #1 novamente, em um dueto com Bing Crosby e Connee Boswell; outro dueto de Crosby, desta vez com Al Jolson, foi top 20 em 1947. Johnny Mercer apresentou uma versão em 1945, e Nellie Lutcher colocou em #13 uma versão R&B em 1948. Ainda Ray Charles com sua brilhante big band em 1959. “Alexander” teve várias versões em menos de meio século.

 

Irving Berlin - Composer biography sheet music and songbook arrangementsAo começar a Segunda Guerra Mundial, compôs “God Bless America”, que se converteria numa das canções patrióticas mais famosas dos Estados Unidos, assim como o musical com tema militar “This is the Army” do qual procede a canção “This is the army, Mr. Jones”. Em 1942, escreveu as canções do filme “Holiday Inn protagonizado por Fred Astaire e Bing Crosby, entre as quais se inclui a popular “White Christmas”

Em 1946, criou a partitura para aquela que é considerada sua obra-prima: a música para o espetáculo teatral “Annie Get your Gun”, baseado na vida de uma personagem do Oeste Americano, Annie Oakley e protagonizado por Ethel Merman e Ray Midleton.

Apesar de seus escassos conhecimentos musicais, Irving Berlin compôs mais de 1.500 músicas. Não tinha habilidade para ler partituras (seu assistente era quem transcrevia suas melodias) e ao tocar piano somente utilizava as teclas negras. Para que ele pudesse compor com mais facilidade, criou-se um instrumento chamado “piano transpositor” que podia mudar de tonalidade se se acionasse um mecanismo existente em seu interior.

A sua contribuição à música norte-americana foi essencial; daí a famosa frase do também compositor, Jerome Kern: “Não existe um lugar para Irving Berlin na música americana, ele é a música americana”

Em 1955, em reconhecimento a seu patriotismo, o Presidente Eisenhower, concedeu-lhe uma medalha de ouro, e em 1963 foi galardoado com um prêmio Tony por sua imensa carreira dedicada ao teatro musical

Está sepultado no Cemitério de Woodlawn.

 

Fonte : Wikipedia Irving Berlin

 

Fonte suplementar : Irving Berlin, Biografia e Vida

 

 

 

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