The Fall é uma minissérie britânica policial protagonizada por Gillian Anderson (da série X-Files) e Jamie Dornan, criada por Allan Cubitt e dirigida por Jakob Verbruggen. A série tem um formato diferente, mostrando tanto o lado do serial killer quanto o da polícia, passando-se em Belfast, na Irlanda do Norte.
Paul Spector (Jamie Dornan) à primeira vista parece apenas mais um pai de família dedicado à psicologia, mas tem sombrios “hábitos noturnos”. Como um frio e cruel predador, ele invade a casa de suas vítimas para cometer seus atos violentos, e nesse contexto, entra a Stella Gibson (Gillian Anderson), uma detetive inglesa obstinada em resolver esses casos.
Para quem está mais acostumado com o ritmo de seriados americanos similares, The Fall pode parecer um tanto arrastado em alguns momentos, mas compensa sobejamente a sua paciência como telespectador oferecendo um adensamento psicológico extraordinário que desnuda a mente sádica e pervertida de um serial killer e sua fascinação mórbida pelo universo feminino. Num jogo de gato e rato que vai crescendo ao longo das 03 temporadas da série, explora ainda a ambivalência entre sexualidade e ódio do assassino pela policial e a capacidade ofídia – muito bem demonstrada por Dornan – de sedução e hipnose que mentes doentias podem exercer por vezes sobre mentes mais influenciáveis.
Disponível no site de streamings da Netflix, é um seriado obrigatório para quem aprecia um entretenimento da melhor qualidade e também para os estudiosos dos labirintos mais sombrios da alma humana.
A minissérie foi indicada a premiações como: Crime Thriller Awards, Edgar Allan Poe Awards, s, National Television Awards, BAFTA Awards e Irish Film and Television Awards. Jamie Dornan, de “50 Tons de Cinza”, ganhou como Paul Spector, um Irish Film and Television Award e um Broadcasting Press Guild Award. A série também foi premiada com dois Irish Film and Television Award e um Edgar Allan Poe Award.
Paulo Monteiro
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!