Fuubutsushi é um projeto criado em função das restrições impostas pelo Covid-19, em todo o mundo e apresenta a colaboração e colagem musical de vários músicos que mantêm uma distância social, cada um deles gravando num estado americano diferente.

 

 

Aqui é um quarteto formado pelos músicos Chris Jusell (violino), Chaz Prymek (guitarras, vozes e ruídos ambientais), Matthew Sage (teclados, percussão e vozes ambientais), e Patrick Shiroishi (saxofone, clarinete, flauta, glockenspiel, colagens, vozes sussurradas) que trabalharam individualmente, mas num projeto coletivo e focado.

fuubutsushi (a sense of spring) Foto de 275Photography | Olhares - Fotografia OnlineTodas as composições que misturam gêneros como o jazz diluído por sons de música ambiente, folk e new age e traços de “post rock” e minimalismo clássico, num padrão vanguardista típico da gravadora ECM, mantêm uma harmonia transcendental, impressionista e inteiramente cerebral, que por vezes nos leva a imaginar estarmos em outra dimensão.

Gravado inteiramente durante o confinamento, Fuubutsushi  conduz à percepção nítida de que mesmo neste momento sombrio que atravessamos, é possível encontrar beleza, magia e uma vitalidade incomparável  quando velhos companheiros decidem  achar novas formas de estarem juntos, contra todas as dificuldades e todos os obstáculos e tudo pode soar da forma mais natural possível.

 

As canções são inteiramente estruturadas para destacar cada instrumento individualmente, mas, milagrosamente, você irá perceber uma harmonia de conjunto em que cada instrumento é percebido em toda a sua inefável beleza única, que nos conduz a um êxtase musical incomparável. Tudo está cuidadosamente arranjado e colocado com esmerado cuidado profissional.

fuubutsushi | Rare words, Unusual words, Aesthetic wordsO termo Fuubutsushi, ou風物詩 em kanji (japonês), significa uma espécie de nostalgia sazonal. A expectativa e a ânsia pela aproximação de uma nova estação cujos primeiros sinais já se prenunciam. Aquele momento no final do verão, quando você percebe que o outono está chegando.

As estações mudam no corpo e na mente, antes que elas de fato se materializem no mundo. Após meses vivendo de uma determinada forma, Fuubutsushi marca o momento exato em que você irá acreditar que tudo poderá mudar.

Este é um disco com uma musicalidade que, ao mesmo tempo em que ecoa o passado, também nos leva a olhar adiante, a raciocinar sobre o futuro.

Simplesmente extraordinário.