Otis Redding (1941 –  1967) foi um cantor e compositor norte-americano. Ele é considerado um dos maiores cantores da história da música popular americana e um artista seminal no soul e no rhythm and blues.

 

O estilo de canto de Redding se inspirou na música gospel que precedeu o gênero. Seu estilo de canto influenciou muitos outros artistas de soul dos anos 1960. Redding nasceu em Dawson, Geórgia e, aos 2 anos, mudou-se para Macon, Geórgia Redding largou a escola aos 15 anos para sustentar sua família, trabalhando com a banda de apoio de Little Richard, The Upsetters, e se apresentando em shows de talentos no histórico Douglass Theatre em Macon. Em 1958, juntou-se à banda de Johnny Jenkins, Ther Pinetoppers, com quem fez uma digressão pelos estados do Sul como cantor e condutor. Uma aparição não programada em uma sessão de gravação da Stax levou a um contrato e seu primeiro single, “These Arms of Mine”, em 1962.

Stax lançou o álbum de estreia de Redding, Pain in My Heart, dois anos depois. Inicialmente popular principalmente entre os afro-americanos, Redding mais tarde alcançou um público mais amplo de música pop americana. Junto com seu grupo, ele fez pela primeira vez pequenos shows no sul dos Estados Unidos. Mais tarde, ele se apresentou no popular clube noturno de Los Angeles Whiskey a Go Go e viajou pela Europa, se apresentando em Londres, Paris e outras cidades importantes. Ele também se apresentou no Monterey Pop Festival em 1967.

Aos 18 anos, Redding conheceu Zelma Atwood, de 15 anos, na “Festa do Adolescente”. Ela deu à luz seu filho Dexter no verão de 1960 e se casou com Redding em agosto de 1961.

Redding, que tinha 1,9 m de altura e pesava 100 quilos, era um homem de família atlético que amava futebol americano e caça. Ele era ativo em projetos filantrópicos. Seu grande interesse pela juventude negra o levou a planos de um acampamento de verão para crianças carentes.

Redding foi chamado de “Rei do Soul“, um apelido honorário também usado para se referir a James Brown e Sam Cooke. Ele continua sendo um dos artistas mais reconhecidos do gênero. Seu estilo enxuto e poderoso exemplifica o som Stax;  Seu canto de garganta aberta, o tremolo / vibrato, as performances de palco maníacas e eletrizantes e a honestidade percebida eram características particulares, junto com o uso de interjeições (como “gotta, gotta, gotta”), algumas das quais vieram de Cooke. O produtor Stewart achou que o “canto implorante” foi induzido pelo estresse e reforçado pela timidez de Redding.

Barry Gibb e Robin Gibb, dos Bee Gees, escreveram a canção “To Love Somebody” para Redding gravar. Ele adorou, e ele iria “cortar”, como Barry disse, em seu retorno de seu show final. Eles dedicaram a canção à sua memória.

Pouco antes de sua morte em um acidente de avião, Redding escreveu e gravou seu icônico hit “(Sittin ‘On) The Dock of the Bay” com Steve Cropper. A canção se tornou o primeiro álbum póstumo número um nas paradas da Billboard Hot 100 e R&B. O álbum The Dock of the Bay foi o primeiro álbum póstumo a alcançar o número um na parada de álbuns do Reino Unido. A morte prematura de Redding devastou Stax. Já à beira da falência, a gravadora logo descobriu que a divisão Atco da Atlantic Records detinha os direitos de todo o seu catálogo de canções.

Otis Redding - Stax Classics (Otis Redding) | RhinoRedding ganhou postumamente dois prêmios Grammy por “(Sittin ‘On) The Dock of the Bay” no 11º Grammy Awards em 1969. O Rock and Roll Hall of Fame introduziu Redding em 1989, declarando seu nome ser “sinônimo do termo soul music que surgiu da experiência negra na América por meio da transmutação do gospel e do rhythm and blues em uma forma de testemunho secular e funky .Em 1988, ele foi introduzido no Georgia Music Hall of Fame. Cinco anos depois, os Correios dos Estados Unidos emitiram um selo postal comemorativo de 29 centavos em sua homenagem. Redding foi introduzido no Songwriters Hall of Fame em 1994,e em 1999 ele recebeu o prêmio Grammy pelo conjunto de sua obra. O Rock and Roll Hall of Fame incluiu três gravações de Redding, “Shake”, “(Sittin ‘On) The Dock of the Bay” e “Try a Little Tenderness”, em sua lista de “As 500 canções que deram forma ao rock and roll”

A revista de música americana Rolling Stone classificou Redding em 21º lugar em sua lista dos “100 Maiores Artistas de Todos os Tempos” e oitavo em sua lista dos “100 maiores cantores de todos os tempos”. Q classificou Redding em quarto lugar entre os “100 melhores cantores”, atrás apenas de Frank Sinatra, Franklin e Presley.

Redding morreu apenas três dias depois de regravar “(Sittin ‘On) The Dock of the Bay” e deixou Zelma e quatro filhos. Em 8 de novembro de 1997, uma placa memorial foi colocada no convés à beira do lago do centro de convenções de Madison, Monona Terrace.

 

 

 

Fonte: Wikipedia   Otis Redding