A SIMPLICIDADE ELEGANTE

“É assim que o indiano radicado na Inglaterra, Satish Kumar, define o que o inspira na vida”

 

Resultado de imagem para a simplicidade elegante

 

“Parem de perseguir a felicidade. Apenas a sintam. Ela está dentro de vocês”, assegura Atish Kumar, cofundador da Schumacher College, em Londres, uma faculdade voltada para a ciência, a espiritualidade e o meio ambiente e que já diplomou mais de 500 alunos brasileiros.

Para Satish Kumar, “o superpoder não é os Estados Unidos, a China, a Rússia. É o povo. Nós é que temos que nos perguntar porque há tanto lixo, porque somos maus para a natureza quando ela nos dá tanto. Nós é que temos que nos questionar se o que estamos comendo, vestindo, foi produzido com Ética. E que devemos desistir daquilo que não consideramos bom para nós mesmos, para os outros, para o planeta.”

É a isso que Kumar chama de Simplicidade Elegante. Em parte, o conceito trata do respeito à tríade solo, alma e sociedade. “Uma harmonia com nós mesmos (alma), com a família humana (sociedade) e com o mundo natural (terra), esclarece. “Gandhi disse que há o suficiente para todos. Mas não para a ganância de todos. A natureza não é só um recurso para a economia. Destruir o meio ambiente em nome do PIB é papo velho. Os países precisam crescer, sim, mas também mais em felicidade interna”, reflete.

A simplicidade elegante também está, aos olhos do Mestre, em pessoas que estão vivendo de fato seus ideais. “Palavras são importantes, porém quando você vê uma coisa em que acredita sendo executada por alguém, isso é ainda mais valioso. Em sânscrito, o topo da ordem monástica é o acharia, que significa aquele que pratica. O que mais sabe é o que mais pratica”

Para ele, as abelhas, por exemplo, são mestres: vão de flor em flor pegando um pouquinho aqui e ali, e polinizando lá. As árvores frutificam e as colméias fazem mel. Sem danos a ninguém. Simplicidade elegante.

 

Resultado de imagem para Atish Kumar

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *