,

ÁCAROS EM CASA?

 

 

Os ácaros são animais minúsculos, só visíveis ao microscópio; os ácaros são agentes alérgenos, desencadeantes da crise alérgica provocada pela reação de hipersensibilidade do organismo, tanto em adultos quanto em crianças. Pertencem à família dos aracnídeos e possuem quatro pares de patas, como as aranhas. Podem causar conjuntivite, eczemas, sensação de peito fechado à noite, espirros, coceira nas mãos ou na face, corrimento ou bloqueio e até asma.

Habitantes do pós de suas casas, os ácaros podem ser encontrados nos móveis da sala e do quarto, nas cortinas, colchas, cobertores, almofadas, livros, bichinhos de pelúcia e principalmente nos colchões e travesseiros. O calor e a umidade de nosso corpo, junto com a descamação natural da pele são favoráveis às condições de que necessitam para se desenvolverem.

Em geral, os ácaros não ficam nas superfícies e sim presos entre as fibras do colchão. Então, quando a pessoa se senta ou se deita na cama é como se pulverizasse os animais e suas fezes para o ar, que voltam a cair e são inaladas. O que provoca alergia nos seres humanos é justamente uma enzima liberada em suas fezes, conhecida como Der P1.

Segundo o Jornal O Globo, “estamos cada vez mais alérgicos no Brasil. Nos Estados Unidos, a alergia está em quinto lugar no ranking de doenças crônicas e uma em cada cinco pessoas tem alergia ou sintomas de asma. A explicação para o aumento alérgico tem a ver com limpeza.”.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *