ÁLVARO FARIAS

 

Resultado de imagem para alvaro farias

 

 

Existe um fator pouco lembrado, mas extremamente salutar, nesse processo vexatório que, de forma cruel e implacável, tem exposto as engrenagens sórdidas e apodrecidas que revestem os alicerces do Poder no Brasil: a capacidade de despertar a indignação e o clamor de alguém como Álvaro Farias!

Perante a maré nauseabunda e crescente de abominações desvirtuadas da Justiça, da Ética e do Correto e dos inacreditáveis despautérios praticados por nossos políticos, pelo poder constituído em todas as suas ramificações e colorações, e, sobretudo, pela conivência e acobertamento dos órgãos que, em última instância, presumivelmente deveriam corrigir e punir tais excrescências, o habitualmente silencioso – e discreto em tais questões -, Álvaro Farias pronunciou-se: “FIM DE JOGO PARA O BRASIL”

E quem é Álvaro Farias?

Bem, para usar suas próprias palavras, Álvaro Farias é alguém que, na modéstia típica das grandes almas cobertas pelo anonimato, assim se apresenta:

“Mais tarde, depois de grandes desilusões no seminário, pensei que poderia fazer alguma coisa pelo povo, pelas pessoas e pelo mundo sendo um político. Então fui vereador em São José (SC)! A dor e a lagrima, causadas por mais uma grande decepção, fizeram com que, como espírita, eu viesse realizar uma missão em Nosso Lar.”

E, seguindo a trilha de Martin Luther King Jr. – não por acaso um de seus grandes ídolos e, também como ele, um orador extraordinário -, Álvaro Farias teve um sonho e o pôs em prática. Contando apenas com a Fé em Deus e na Bondosa Espiritualidade que o assiste, com seu idealismo, com o carisma pessoal imenso, com a firmeza e a disciplina que o caracterizam e com a sua capacidade de liderança inquestionável. Através de recursos próprios, com escassa ajuda e contribuição de órgãos públicos ou governamentais, mas com a adesão permanente de Voluntários, que hoje totalizam um efetivo ativo de aproximadamente 1.700 adesões e que sempre o apoiaram ao longo de seu trajeto, iniciou a trilha de seu sonho, oficialmente, em 1985, dando vida a duas unidades hospitalares em Florianópolis: uma que é exclusiva para atendimento a pacientes oncológicos e com doenças degenerativas, no Ribeirão da Ilha, e a outra que é misto de Centro Kardecista tradicional e Unidade de Atendimento a Pacientes Emocionais e a pacientes de outras enfermidades, no bairro de Forquilinhas, na Grande Florianópolis. O Centro de Apoio ao Paciente com Câncer foi construído exclusivamente com doações. A sociedade catarinense desde o início engajou-se na campanha para angariar fundos. As obras foram iniciadas em janeiro de 1996 por uma equipe de engenharia voluntária. Em 08 de março de 1998, o Centro de Apoio iniciou suas atividades operacionais. No ano de 2017, as duas unidades, sob o comando e rigorosa supervisão de Álvaro Farias, totalizaram 168.000 atendimentos em um número de aproximadamente 68.000 pacientes. Uma estatística impressionante, que por si só fala do êxito dessa iniciativa e que vem despertando a atenção de órgãos nacionais e internacionais para o trabalho humanitário que está sendo realizado pelo Núcleo.

É exatamente de exemplos grandiosos como o desse Homem que o Brasil precisa! Jamais o de homúnculos patéticos, quando não assumidamente desonestos e corruptos, que tantos nos têm envergonhado nos últimos anos. Sim, porque da mesma forma que ocorre nos processos oncológicos, que Álvaro Farias tão bem conhece, quando os tumores se manifestam como gigantescos, dolorosos e tantas vezes letais depuradores de desarmonias, tanto mais severas quanto mais profundas tiverem sido as causas, tal é o estado do Brasil de hoje: o de um paciente terminal, pelo menos no que concerne a Ética e Honestidade, e enfermo de uma crise de valores profunda e que parece cada dia mais deprimente. Quando se imagina que o país chegou ao fundo do poço, descobre-se que o buraco é mais embaixo ainda. E parece não ter fundo.

Como é triste! Triste demais, para essa geração que atingiu a idade presumida da Sabedoria e do Equilíbrio, perceber que o país que foi legado aos nossos filhos pouco ou nenhum orgulho poderá despertar neles. E não há bodes expiatórios que queiramos inventar, nem qualquer tipo de atenuante que possa justificar tão vergonhosos exemplos.
Escolhas nossas. Simples assim!

E, para grandes males, grandes remédios! Não que Álvaro Farias seja de fato candidato a qualquer tipo de cargo público. Não mais. Ele já fez sua escolha, conforme suas próprias palavras. E que escolha!

Mas, como exemplo daquilo que o país verdadeiramente necessita. Sim, o Brasil clama urgentemente por Grandes Almas: líderes íntegros, capazes, preparados e patrióticos, sempre dispostos ao sacrifício, porque trazem na mente um sonho idealizado e grandioso e foram dotados de um coração e uma coragem do tamanho das adversidades que enfrentarão.

Homens como Sérgio Moro e como Álvaro Farias!

Perante a magnitude de tais exemplos, qualquer ideologia se esmaecerá, quaisquer divergências se aplainarão, qualquer temor se apequenará. Pois todos saberão que os destinos da Nação estão nas mãos de alguém que tudo fará pela Prosperidade, pelo Bem Coletivo e pela Grandeza de seu País. E possuem a Visão para tal!

E aí, sim, se formará uma imensa corrente positiva e verdadeiramente patriótica que irá reconduzir o Brasil aos trilhos um dia perdidos de uma Grande Nação. Aquela Nação que todos sonhamos que um dia poderá ser o orgulho de nossos netos. Ainda há tempo para isso!

Oremos e façamos a nossa parte, “dando a cara para bater” – como se diz no vulgo -, como fez Álvaro Farias, para que mereçamos que mais Homens como ele surjam em nosso horizonte.

 

“Não há dificuldade que o amor não vença;
Doença que o amor não cure;
Porta que o amor não abra;
Obstáculo que o amor não transponha;
Muralha que o amor não derrube,
Pecado que o amor não redima…”

 

 

 

Paulo Monteiro

 

www.nenossolar.com.br

1 responder

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *