BARCELONA – A cidade de Gaudì

 

 

Resultado de imagem para modernismo catalãoBarcelona é um município e cidade da Espanha, capital da província homônima, da comarca de Barcelonès e da comunidade autônoma da Catalunha. É a maior cidade catalã e a segunda maior cidade espanhola em número de habitantes. O município em 2013 tinha 1 611 822 de habitantes e a área metropolitana mais de 4,2 milhões de habitantes, sendo a sexta área urbana mais populosa na União Europeia. É a maior metrópole da Europa dentre as localizadas na costa do Mediterrâneo. Barcelona é um dos principais centros turísticos, econômicos, comerciais e culturais do mundo, sendo que sua influência no comércio, educação, entretenimento, mídia, moda, ciência e artes contribuem para o seu estatuto como uma das principais cidades mundiais.

 

Barcelona está localizada na costa nordeste da Península Ibérica, de frente para o Mar Mediterrâneo, em uma planície de aproximadamente 5 km largamente limitada pela cordilheira de Collserola, o rio Llobregat a sudoeste e o rio Besòs ao norte.

Barcelona foi, historicamente, uma cidade muito ligada à indústria. Foi a primeira cidade em Espanha a acolher a Revolução Industrial e, apesar de ter tido algumas crises econômicas, é hoje o maior centro industrial do país.

 

A cidade é uma referência mundial de cultura, contando com vários Museus, sendo que os principais são a Fundação Joan Miró, aonde se encontram algumas obras deste pintor e são realizadas exposições itinerantes procedentes de museus de todo mundo. O Museu Picasso conta com uma importante coleção de obras pouco conhecidas deste pintor, sobretudo de suas épocas iniciais. No espetacular  Museu Nacional de Arte da Catalunha  encontra-se exposta uma importante coleção de arte românica.

O Museu de História de Barcelona, conhecido também pela sua sigla MUHBA é um museu que conserva, documenta, divulga e expõe o patrimônio histórico da cidade de Barcelona. Desde as suas origens até o presente. A arte da época atual fica no recém construído Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. Também são de relevância o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona situado Em El Raval. Além do museu da Fundação Antoni Tàpies, o CaixaFòrum e o Museu da Ciência, agora chamado de CosmoCaixa.

Resultado de imagem para modernismo catalãoBarcelona é conhecida como capital do modernismo catalão . A cidade, na qual viveu e trabalhou o arquiteto Antoni Gaudì, conta com algumas de suas obras mais relevantes, que atraem a cada ano milhões de visitantes de todo mundo. A mais representativa é o Templo Expiatório da Sagrada Família, que Gaudí deixou inacabado e que segue sendo construído lentamente, como as catedrais na Idade Média. Seu término está previsto para até 2020. Outras das obras mais conhecidas de Gaudí são o  Parque Güell, a Casa Milà, também chamada de La Pedrera e a Casa Batllò.

 

Além das obras modernistas, Barcelona também conta com relevantes obras pertencentes a outros estilos e períodos históricos. Dentro do período medieval, destacam-se, especialmente, as obras góticas que proliferam em seu centro histórico, precisamente denominado Bairro Gótico, como a Catedral de Barcelona. Nesse mesmo estilo, encontra-se, ainda, a Igreja de Santa Maria do Mar, no remodelado bairro de El Born, caracterizada por sua austeridade e harmonia nas medidas.

 

Devido aos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, a cidade viveu um período de grandes transformações e modernização, que a transformaram num dos maiores centros de turismo da Europa.

Atraídos pelo clima ameno de Verão, hordas de escandinavos, orientais e povos procedentes de todos os locais do mundo transitam pela grandiosa Plaza de Catalunya, o centro nevrálgico da cidade, pela monumental Plaza de Espana e suas torres venezianas, pelo comércio elegante que se estende pelo Paseo de Gràcia, pela típica urbanização que se concentra na região de praia conhecida como Barceloneta e pelas Ramblas, uma charmosa rua de pouco mais de 01 Km., larga e com um imenso calçadão central que liga a Plaça Catalunya ao  Passeig Colom no Porto Velho de Barcelona, ladeada pelo Bairro Gótico e que concentra um infindável número de atrações.

Resultado de imagem para las ramblasSendo por formação bilíngue – castelhano e catalão -, já que, por suas históricas raízes separatistas, a Catalunha jamais abdicou de suas individualidades e tradições, toda a infra estrutura turística está equipadíssima para atender toda a demanda, pois, além das duas línguas citadas, todos os atendentes turísticos falam também um inglês fluente.

 

Pela imensa quantidade de atrações musicais para jovens que exibe no verão europeu, pela relativa proximidade da “glamourosa” ilha de Ibiza e com a Gastronomia riquíssima, centrada nas “paellas”, “fideuás”  (uma espécie de “paella” feita com fios de massa), peixes e frutos do mar, Barcelona é, enfim, uma espécie de Parque Cultural e Histórico europeu, concebido com todo o profissionalismo e eficácia, para atendimento à grande massa turística que rotineiramente a invade nessa época do ano.

A cidade de Barcelona se reinventa a cada esquina, a cada bairro, a cada ponto de vista.

Tem grandes avenidas, centros comerciais, indústrias e universidades. Tem também natureza, montanhas, parques e praias. Cultura? E como! Museus, galerias, obras de arte, design estão por toda a parte, sem deixar de lado a vida noturna com as inúmeras opções de boates e bares. E se o seu lance é esporte, especificamente o futebol… Bom, a casa do time mais badalado do mundo é aqui. Só por isso, você já deveria estar arrumando as malas rumo à cidade de Barcelona.

 

FONTE de inspiração complementar: Barcelona

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *