,

Benny Goodman

 

Benjamin “Benny” David Goodman (1909 — 1986) foi um clarinetista e músico de jazz norte-americano

 

 

Um dos grandes nomes do jazz, chamado “O Rei do Swing”, estilo que o projetou no final dos anos 30, Goodman foi o primeiro musico norte-americano a criar uma banda com negros e brancos e a dar uma audição de jazz no Carnegie Hall. Com grandes sucessos como Sing, Sing, Sing e Stompin’ at the Savoy, Goodman criou um estilo musical de ritmo forte e dançante que influenciaria grandes nomes como Glenn MillerTommy DorseyArtie ShawHarry James e Gene Krupa, aos 16 anos entrou para uma banda e no inicio da década de 30 tocou clarineta com o grupo Red Nichols em várias gravações de sucesso. Formou sua própria banda em 1933 e ocupou o espaço sonoro da América na época da grande depressão. Goodman apareceu em muitos filmes e foi tema de um filme biográfico em 1956, The Benny Goodman Story, com Steve Allen no papel do clarinetista. Seu perfeccionismo levou-o para a música clássica. Fez várias turnês pelo mundo, muitas patrocinadas pelo Departamento de Estado dos EUA, e recebeu inúmeros prêmios por seu trabalho.

Goodman nasceu em Chicago, a nona de 12 crianças de pobres imigrantes judeus da Polônia que viviam na vizinhança da Maxwell Street. Seu pai, David Goodman, era um alfaiate de Varsóvia. Sua mãe, Dora Rezinski, era de Kaunas, (atual Lituânia). Seus pais conheceram-se em Baltimore em Maryland e mudaram-se para Chicago antes de Benny nascer.

Quando Benny tinha 10 anos, seu pai inscreveu a ele e dois irmãos mais velhos para terem aulas de música na sinagoga Jacob Kehelah. No ano seguinte ele ingressou na banda de garotos da casa de caridade de Jane Addams, onde recebeu lições do diretor James Sylvester. Também foram importantes durante este período os dois anos de aprendizado com o professor de clarinete Franz Schoepp.

Suas principais influências no início eram os clarinetistas de jazz que tocavam em Chicago, como Jimmie Noone, Johnny Dodds, e Leon Roppolo.

Rapidamente ele aprendeu o ofício e tornou-se um grande instrumentista anda muito jovem, tocando em várias bandas da época. Fez sua estreia profissional em 1921 no Central Park Theater no West Side de Chicago.

Pouco depois, ele mudou-se para Nova Iorque e tornou-se um músico de sessões na rádio, nos musicais da Broadway e em estúdios de gravação. Juntamente com o clarinete, por vezes ele tocava Sax Alto e Sax Barítono.

Um convite para tocar no Billy Rose Music Hall levou-o a formar uma orquestra inicialmente prevista para durar quatro meses. A orquestra gravou “Moonglow” que se tornou um grande sucesso e foi seguido por outros sucessos como “Take my Word” e “Bugle Call Rag”.

Em Agosto de 1935, Goodman e sua orquestra iniciaram um contrato para tocar no Palomar Ballroom em Los Angeles.O sucesso foi tamanho que ficou conhecido como sendo o evento que marcou o início da  swing era.

Benny Goodman foi agraciado com o Grammy Lifetime Achievement Award.

Em 1957, após ter sido escolhido como melhor clarinetista de jazz, Goodman foi incluído no Down Beat Jazz Hall of Fame.

No final da vida e apesar de vários problemas de saúde. Benny Goodman continuou na ativa e tocando ate ao falecimento, em 1986, de um ataque cardíaco, com a idade de 77 anos.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *