CARAVAGGIO

 

Michelangelo Merisi nasceu em 1571, provavelmente em Milão, não muito distante da aldeia de Caravaggio, de onde a família provinha. Anos mais tarde, adotaria o nome de seu local de nascimento. Seu pai, que era mordomo-chefe de Francesco Sforza, Marquês de Caravaggio, morreu em 1577, e o menino, junto com dois irmãos e uma irmã, foi criado pela mãe, Lucia Anatore.

 

 

Com 12 anos frequentou o ateliê de Simone Peterzano, em Milão, o que fez despertar seu interesse nas artes plásticas. Ali, ele permaneceu como aprendiz durante uns anos.
Resultado de imagem para caravaggioCom 18 anos sua mãe faleceu e Caravaggio herdou uma parte substancial de posses que lhe garantiu a sobrevivência durante algum tempo. Com essa garantia e disposto a sobreviver como pintor, Caravaggio foi viver em Roma. Ali, trabalhou como aprendiz em diversos ateliês, até atrair a atenção do Cardeal Del Monte, clérigo rico e sofisticado, colecionador de obras de arte, amante da música e patrono oficial da Academia de São Lucas, a escola dos pintores de Roma. Del Monte representava os interesses de Florença na corte papal e residia num dos palácios da família Medici. O cardeal acolheu Caravaggio em sua casa, oferecendo-lhe alojamento, alimentação e uma pensão regular. Em troca, pintou uma série de quadros de jovens efeminados, pois Del Monte divertia-se discretamente com rapazes. Caravaggio, de resto, parecia compartilhar desse gosto, evidenciado nos seus primeiros trabalhos. Até mesmo em alguns retábulos do fim da carreira se pode encontrar anjos de natureza andrógina.

Resultado de imagem para caravaggio obrasÉ surpreendente que, numa época em que o homossexualismo era considerado crime, nenhuma suspeita tenha recaído sobre o próprio Caravaggio. Se existisse alguma dúvida sobre sua sexualidade, certamente os inimigos que fez em sua breve existência – e que não foram poucos – teriam explorado de bom grado esse assunto publicamente. O que provocou maledicência foi a reputação duvidosa de sua namorada – Lena, uma prostituta que ele dizia ter utilizado como modelo para retratar a Virgem.

No entanto, começou a ter problemas com os excessos da vida boêmia que levava. Além disso, chegou a matar o nobre Tommasoni, durante um jogo de “pallacorda”, em 1606. Após esse evento, foge de Roma para Nápoles.

Mais tarde, ele foi para ilha de Malta, aonde chegou a ser preso visto ter brigado com um nobre. Depois disso, vai para a Sicília, passando pelas cidades de Siracusa, Messina e por fim, Palermo.

Em 1609, Caravaggio retorna a Nápoles e ali foi ferido pelos amigos do nobre que havia brigado. Machucado e acometido pela malária, falece no dia 18 de julho de 1610, aos 38 anos.
Dias depois de sua morte, o Papa de Roma o absolveu do assassinato que cometeu.

Resultado de imagem para caravaggio emausO trabalho de Caravaggio exerceu influência importante no estilo barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Nos seus quadros, em vez de adotar nas suas pinturas belas figuras etéreas, delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Bíblia, preferia escolher entre o povo, modelos humanos tais como prostitutas, crianças de ruas e mendigos, que posavam como personagens para as suas obras.

Caravaggio procurou a realidade palpável e concreta da representação. Utilizava como modelos figuras humanas reais, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distinguem as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas. A segunda característica marcante de suas pinturas foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. O uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena – como fica bem demonstrado em A ceia de Emaús.  Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou receberam um nome específico: tenebrismo.

Resultado de imagem para caravaggio tenebrismoEle foi revolucionário, porque reagiu às convenções do maneirismo e opôs a elas uma pintura natural, direta, e até mesmo brutal, que pela sua franqueza renovou a natureza morta (Cesta de frutas – 1596), e as cenas profanas (Baco, 1593-1594),bem como os temas religiosos (Descanso durante fuga para o Egito).

Em 16 de junho de 2010, uma equipe de cientistas e universitários italianos do “Comitê Caravaggio” anunciou a identificação dos restos mortais do pintor, graças a análises de DNA e de carbono-14, no pequeno cemitério da frazione de Porto Ercole, na comuna de Monte Argentario, na Toscana. A probabilidade de certeza desta descoberta, divulgada pelos pesquisadores, é de 85%.

 

 

Resultado de imagem para caravaggio

 

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *