,

“Cavala” – Maria Beraldo

Maria Beraldo  é uma cantora, compositora e clarinetista brasileira nascida em Florianópolis (SC). 

 

 

Se a musa, Cássia Eller, tivesse podido cruzar com uma alma gêmea – pelo menos musicalmente -, em vida, essa seria Maria Beraldo.

O nome de Maria Beraldo começou a pipocar na cena musical independente há pouco mais de cinco anos, quando ela tocava clarinete na banda de Arrigo Barnabé, tocar com Elza Soares e ser uma das fundadoras da banda Quartabê. Em 2018, Maria assumiu de vez as posições de cantora e compositora e lançou seu primeiro disco, Cavala, um trabalho profundamente inovador cheio de experimentalismos com pegada pop e batidas eletrônicas; guitarra e clarinete dão o tom da performance, como na faixa Tenso, mas chama atenção a voz marcante da intérprete.

O amor é o tema predominante; é maravilhosa a versão dela  para Eu Te Amo, de Tom Jobim e Chico Buarque. Maria e Amor Verdade também são destaques.

“Cavala” recebeu muita atenção da cena alternativa nacional e internacional, principalmente após seu lançamento em disco de vinil. Além de ter levado a turnê do disco para muitas cidades brasileiras, Beraldo também tocou shows em Portugal e no Japão.

A cantora é assumidamente lésbica e isso pode ser frequentemente visto nas letras explicitamente confessionais do álbum “Cavala”, no qual as letras autobiográficas trazem o grito de liberdade de uma mulher lésbica.

Beraldo possui Graduação e Mestrado em Música, pela UNICAMP e faz parte do time de artistas do Selo RISCO.

Em suma, uma artista talentosíssima que mereceria um reconhecimento muito mais amplo para além do circuito alternativo ao qual pertence.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *