Filme Ganhador da Palma de Ouro em Cannes 2014 “WINTER SLEEP”

Palma de Ouro do Festival   de Cannes em 2014 e o Vencedor do Fipresci ( Federação Internacional de Críticos do Cinema ), esta singela produção turca, livremente baseada no grande escritor russo, Anton Chekhov, com elenco inteiramente turco e dirigida por Nuri Bilge Ceylan, filmada inteiramente no cenário insólito da Capadócia, no Planalto da Anatólia (Turquia, é um drama psicológico, bem no estilo do mestre sueco, Ingmar Bergman, que examina as diferenças que separam os ricos dos pobres na Turquia, bem como dos poderosos e dos fracos.

Winter Sleep narra a história do Sr. Aydın ( Haluk Bilginer, em atuação memorável), um ex-ator que agora gerencia um hotel nas montanhas ao mesmo tempo em que lida com seu casamento problemático. Aydın acaba por mostrar-se uma espécie de líder da região, intervindo nos negócios dos moradores da cidade no sopé da montanha, sendo que, na verdade, quase todos, incluindo sua esposa, o desprezam. Redige uma coluna pomposa no jornal local e está escrevendo um livro sobre a história do teatro turco. Quando a temporada de neve começa, os hóspedes do hotel voltam a suas casas e a tensão entre Aydın, sua esposa, sua irmã que vive com ele e os camponeses revela-se através de longos diálogos.

Os diálogos, aliás, compõem grande parte do filme, que reserva pouco espaço para as ações internas dos personagens. Com o desenrolar do filme, em situações cada vez mais devastadoras, veremos que a ambiguidade e a ambivalência entre sombra e luz é uma característica de todos os personagens, e nenhum deles é de fato inteiramente preto ou branco.

É um filme que traz um casamento deslumbrante entre diálogos, enredo e imagens, que irá agradar inteiramente a todos aqueles que tenham interesse em se aprofundar nos segredos, complexidades e contradições da alma humana, mesmo submetendo-se a uma maratona de mais de 03 horas de intensos diálogos e ritmo lentíssimo, como uma chama que queima lentamente com inúmeras cenas e diálogos rodados em uma calma crescente, que se torna cada vez mais despreocupada; à medida em que caminha para uma maratona de confrontos, “Winter Sleep”   é um poderoso conto que mostra no que um ser humano pode se transformar quando o coração hiberna.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *