FRED NEIL (1936 – 2001)

 

 

Fred Neil foi um cantor e compositor de blues e folk dos Estados Unidos, cuja carreira desenvolveu-se entre os anos 1960 e os 1970, quando ele abandonou a indústria da música para se dedicar à luta pela causa animal, mais particularmente à defesa dos golfinhos. Neil é compositor de sucessos como “Candy Man” (lado B de “Crying”, de Roy Orbinson), e “Everybodys Talkin”, mega-sucesso na voz de Harry Nilsson e tema do filme “Midnight Cowboy”, que no Brasil passou como “Perdidos na Noite”.

Nascido em Cleveland, Ohio, e criado na Florida, Fred Neil foi um dos pioneiros do folk rock. Entre seus predecessores mais proeminentes estão Tim Buckley, Stephen Stills, David Crosby e Joni Mitchell; seus discípulos mais citados são Karen Dalton, Tim Hardin e John B. Sebastian do Lovin  Spoonful.

Interessado em golfinhos desde os anos 1960, quando começou a visitar o Miami Seaquarium com Ric O Barry, Neil fundou em 1970 o “The Dolphin Research Project“, uma organização dedicada (segundo o próprio Neil) a “interromper a captura, o tráfico e a exploração dos golfinhos ao redor do mundo. Cada vez mais atrás desse objetivo, Neil gradualmente desapareceu dos estúdios de gravação e dos palcos, ainda no auge da fama.

Suas canções foram gravadas por gente como Sandy Denny, Eric Andersen, Richie Havens, Madeleine Peyroux, Judy Collins, Harry Belafonte, Mark Lanegan, Tim Buckley, Donovan, Jefferson Airplane, Stephen Stills, David Crosby e Louis Armstrong.

Fred morreu de causas naturais em 2001.

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *