,

HUMILDAÇÃO

Resultado de imagem para humildaçãoJosé Hermógenes de Andrade Filho, mais conhecido como professor Hermógenes, foi um militar, escritor, professor brasileiro, divulgador do Hatha Yoga. Quem ousou mergulhar um pouco no mundo do Yoga, certamente já ouviu frases célebres ou ensinamentos do professor brasileiro!

Compartilho com vocês um termo criado por ele que nos convida a abrir mão de nossas armaduras e a deixarmos o nosso ego em segundo plano. Reflexão leve e inteligente.

Boa leitura!

 

“Caro amigo, não vejo saída para o seu caso (para o meu, para o caso de todos), senão uma eficiente humildação. Veja bem: não digo humilhação. Desta, Deus nos defenda.

Humildação é o processo no qual voluntária e conscientemente rendemos nosso ego inferior (Asmita) às mãos cósmicas do Ser, do EU SOU.

Humilhação é o destronamento do Ego, mas imposto por pessoas ou circunstâncias estranhas.

Resultado de imagem para humildaçãoHumildação é o sacrificar do ego por decisão inteligente e santa. Nosso drama dura tanto quanto dura aquilo que o causa – a ignorância, que cria e nutre o ego. 

Enquanto dizemos – eu sou Pedro – impedimos o Ser, que somos, de assumir o Reino Interno.

Pela meditação, pela oração, mantras, vigilância, renúncia, caridade verdadeira, amor, devoção, introspeção  na pergunta “quem sou eu”?, e pela auto-entrega, começamos a adelgaçar os grossos paredões da fortaleza com a qual temos defendido o ego.

 

É assim que vamos entendendo de que já não somos vítimas de tensões, ansiedades, angústias, pré-ocupações, ressentimentos, já não somos movidos por apaixonados apenas e desvairados rancores.

É desta maneira que, pela humildação, conseguimos superar uma torturante ambivalência efetiva.

 

 

Texto tirado do site Sabedoria Universal

 

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *