JASON MOLINA (1973 – 2013)

Jason Andrew Molina (1973 – 2013) foi um músico, cantor e compositor americano. Estabelecido no Norte do Estado de Ohio ele teve proeminência musical na cena alternativa (indie) tanto com o nome de Songs: Ohia, quanto em carreira solo, quanto em seu último projeto, a banda Magnolia Electric Co.

 

 

Jason Molina teve uma carreira bastante prolífica, tendo realizado um total de 16 álbuns de estúdio, oito EP’s e numerosos “singles” e foi bastante aclamado pela crítica especializada  ao misturar elementos de rock alternativo, blues, folk, lo-fi e country alternativo (alt country) sempre usando sua característica voz de tenor.

Ele  iniciou a carreira tocando guitarra baixo em várias bandas de heavy metal em Cleveland, mas nos estertores do século passado ele decidiu tornar-se um artista solo, recrutando outros músicos que necessitava para cada um de seus projetos.

Foi assim, com o nome de Songs:Ohia, talvez seu projeto mais aclamado e conhecido, que ele lançou 06 álbuns seminais na história do rock alternativo: o homônimo  “Songs: Ohia” de 1997, “Impala” de 1998, o antológico “Axxes & Acess” de 1999,  “The Lioness” de 2000, gravado em Glasgow (Escócia) com a colaboração de membros do grupo escocês Cult, Arab Strap, “Ghost Tropic” do mesmo ano e “Didn’t it rain” de 2002, assim chamado por conter um cover da grande cantora de gospel, Mahalia Jackson.

Não está muito clara em que data Jason Molina mudou o nome de seus projetos para Magnolia Electric Co., mas tudo indica ter sido logo após a realização de “Didn’t it rain”; já com esse nome ele lançou um álbum ao vivo chamado “Trials and Errors”, logo seguidos de um álbum de estúdio e um EP, todos em 2005.

Já a partir dessa data Jason Molina começou a ter sérias complicações decorrentes do abuso de álcool, embora sua condição de alcoólatra só tenha sido revelada em 2009.

Jason Molina passou os quatro últimos anos de sua vida batalhando com o alcoolismo, mas acabou morrendo em 2013 de falência múltipla de órgãos decorrentes do alcoolismo.

Em 2017 foi lançada uma biografia de Jason Molina, intitulada “Jason Molina: Riding wih the Ghost”. Um triste e justo tributo a mais um imenso talento musical ceifado pela dependência química.

 

Resultado de imagem para songs ohia

 

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *