KEITH EMERSON (1944-2016)

O tecladista britânico Keith Emerson foi o fundador do lendário grupo de rock progressivo, Emerson, Lake & Palmer, um dos primeiros “supergrupos”  do rock, junto com Greg Lake (vindo do King Crimson) e o baterista Carl Palmer e notabilizou-se por ajudar a popularizar o órgão Hammond e o sintetizador Moog, que passaram a ser incorporados por várias bandas dos anos 1970.

Natural da pequena cidade inglesa de Todmorden, Emerson começou a carreira em meados dos anos 1960. Foi influenciado pelo jazz americano e pela música clássica europeia, aprendida na infância, e ganhou notoriedade liderando o grupo The Nice, após passar por vários conjuntos locais.

Formado em 1970, em Londres, o ELP foi um dos nomes mais emblemáticos do rock progressivo, liderando a invasão do gênero na Inglaterra junto de grupos como Yes, Genesis, Jethro Tull e King Crimson.

Em 1971, chegou a lançar um álbum ao vivo, “Pictures at an Exhibition”, com releituras de peças do compositor russo Modest Mussorgsky.

Entre os grandes êxitos da banda estão as clássicas “Lucky Man”, “Take a Pebble” e “From the Beginning”, além de álbuns como “Tarkus”, “Trilogy” e “Brain Salad Surgery”

A popularidade do rock progressivo teve seu auge em meados da década de 70, mas decaiu no final dessa mesma década com o advento do punk rock quando se voltou ao estilo mais simples e agressivo, com as bandas progressivas sendo consideradas pretensiosas e exageradas em demasiado, terminando com o reinado de um dos estilos mais bem sucedidos do rock.

Keith Emerson morreu aos 71 anos na noite de quinta-feira (10), em Los Angeles. Segundo a imprensa americana, a polícia de Los Angeles encontrou o corpo do músico com um tiro na cabeça. A hipótese da investigação é a de suicídio.

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *