LA PAZZA GIOIA

 

 

Resultado de imagem para la pazza gioia“La pazza gioia”, que recebeu no Brasil o absurdo título de “Loucas de Alegria”, é uma co-produção franco-italiana, dirigida pelo italiano Paolo Virsi, que aborda o universo das doenças mentais. Conta-nos a história da improvável amizade entre Béatrice (Valeria Bruni Tedeschi, numa interpretação que é um “show” à parte e que ganhou o prêmio de Melhor Atriz Européia por este filme), uma paciente diagnosticada com  Transtorno Bipolar, quase sempre no limite da euforia e da megalomania, e Donatella (Micaela Ramazzotti), uma depressiva lacônica, introvertida e com um segredo obscuro em seu passado. Reunidas num sanatório para doentes mentais na belíssima região da Toscana, elas não tardam em unir o que lhes resta de sanidade para se aproveitarem da oportunidade de liberdade oferecida por um programa de reeducação educacional através do trabalho para se evadirem do hospício e se lançarem numa aventura que oscila entre o cômico e o drama em busca das chaves que hipoteticamente lhes devolveria um pouco de felicidade em suas trágicas existências.

Resultado de imagem para la pazza gioiaFiel ao lema de que “os loucos são os outros”, o diretor constrói uma calorosa obra de excessos, com referências explícitas ao “Road Movie” clássico, “Thelma & Louise”, de Ridley Scott. As cores são saturadas, as pessoas gritam e gesticulam, as ações se desenvolvem em paisagens paradisíacas e a música busca contagiar as personagens e o filme de modo geral. As protagonistas constituem caricaturas, assim como as demais “loucas” desta história, mas o roteiro está ciente de suas licenças em relação à verossimilhança, e nunca se leva a sério demais. “La pazza gioia” desenvolve-se como uma farsa, ou talvez uma fábula sobre a dificuldade de permanecer lúcido num mundo contemporâneo hostil e de incompreensão.

Com uma cena final particularmente comovente, ao som do clássico italiano de Gino Paoli, “Senza Fine”, o resultado revela-se otimista quanto à possibilidade de reinvenção de si pela força do amor e à almejada obtenção da felicidade através da constituição de novas formas de laços afetivos.

 

Resultado de imagem para la pazza gioia

Paulo Monteiro

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *