,

Little Richard (1932 – 2020)

 

Richard Wayne Penniman (1932 – 2020), mais conhecido por Little Richard, foi um cantor, compositor e pianista dos Estados Unidos.

Little Richard, um dos pioneiros do rock, que conquistou fama nos anos 1950 com sucessos como “Tutti Frutti” e “Long Tall Sally”, conhecido por sua presença de palco eletrizante, morreu neste sábado aos 87 anos, de câncer decorrente de um tumor ósseo.

 

 

Em sua infância, na Geórgia, Little Richard cresceu ouvindo cantores arrebatados de gospel nas igrejas negras e isto influenciou seu modo de cantar. Aprendeu a tocar piano na adolescência e se tornaria um dos desbravadores do rock, misturando boogie-woogierhythm & blues e música gospel, criando um estilo único: uma música agressiva, vibrante, intensa, tocada acelerada ao piano.

Ao lado de artistas como Chuck Berry e Fats Domino, Little Richard impulsionou o sucesso na década de 1950 de um novo gênero, o rock’n’roll.

Seu sucesso de 1955 “Tutti Frutti”, que começava com uma frase nonsense, mas cativante (“Awop bop a loo mop / Alop bam boom”) tornou-se uma espécie de apresentação social do rock na cultura popular americana.  A expressão “A-wop-bop-a-loo-lop-a-lop-bam-boom!”, que virou seu grito de guerra, foi inventada por ele na época em que trabalhava como lavador de pratos na lanchonete da rodoviária de Macon. Ele a usava como resposta às ofensas raciais que seu então patrão dirigia a ele.

Seguiram-se hits como “Lucille”, “Keep a Knockin'” (cuja introdução de bateria influenciou o Led Zeppelin na canção “Rock and Roll“), “Long Tall Sally”, “Slippin’ and Slidin'”, “Rip it up”, “Jenny Jenny” entre outros.

Little Richard teria injetado funk no rock and roll durante este período, através de bateristas de sua banda The Upsetters, em meados da década de 1950, influenciando bastante desenvolvimento desse gênero musical quando acompanhava seu amigo James Brown.

Sua influência sobre gerações é incomensurável. Os primeiros roqueiros brancos, incluindo Buddy Holly, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley, buscavam aproximar-se de seu som e interpretaram suas canções.

Richard tornou-se um astro, mas era atormentado por questões religiosas ligadas à sua bissexualidade, pois cresceu numa cultura cristã e conservadora. Por fim, em 1958, largou a carreira após uma excursão à Austrália para dedicar-se à religião. Tornou-se pastor e gravou canções gospel. Em 1962, entretanto, voltou aos palcos em uma turnê com shows de abertura dos Beatles e dos Rolling Stones.

O interesse da cultura pop britânica pelos pioneiros do rock americano fez com que realizasse diversos shows em clubes ingleses, ao longo dos anos 60, sempre interpretando seus grandes sucessos. Também nos Estados Unidos, buscou revitalizar sua carreira gravando canções de padrão soul, mas sempre foi mais reconhecido pelo seu repertório de seus anos iniciais. Nos anos 70, embora sempre respeitado por seu pioneirismo, dedicou-se mais a eventos nostálgicos celebrando as “origens” do rock ‘n’ roll do que a uma carreira artística efetiva, gravando poucas canções inéditas.

Sua voz distintiva, que ia do grave ao falsete, e suas apresentações impactantes inspiraram artistas de várias gerações, dos Beatles a David Bowie.

Tanto os Fab Four de Liverpool como os Rolling Stones se apresentaram como artistas de abertura para Richard durante uma de suas turnês pela Inglaterra. Um jovem Jimi Hendrix integrou sua banda de apoio.

Seu nome artístico é enganoso. O “pequeno” Richard tinha na realidade 1,80 metro. Era magro e tinha uma das pernas mais longa que a outra por um problema de nascimento.

A Little Richard, também é creditado o espaço para o escândalo e a extravagância no rock and roll.

Ele chamava a atenção com suas camisas coloridas, o penteado com um topete de 15 cm de altura, ou seu bigode, fino como o traço de um lápis.

Foi eleito pela Rolling Stone o 8º maior artista da música de todos os tempos.

E foi colocado no  Rock and Roll Hall of Fame em 1986.

 

  Fonte Complementar : Wikipedia Little Richard 

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *