,

MEUS 50 FILMES FAVORITOS DE TODOS OS TEMPOS (2)

Apesar de ser cinéfilo assumido, não sou um profundo conhecedor de cinema. Diria até que apesar de ser cinéfilo apaixonado por cinema, não tenho a menor pretensão de entender da técnica cinematográfica. Minha lista, portanto, reflete apenas uma escolha pessoal e privilegia simplesmente os filmes que maior impacto me causaram no decorrer da minha vida. Apenas isso! Sem qualquer outra pretensão.

 

31 –  A Festa de Babette  (1987)  Gabriel Axel com Stéphanne Audran e Bibi Andersson

Sensível, delicado e uma festa para os sentidos, “A Festa de Babette” com roteiro baseado em conto de Karen Blixen, foi também o primeiro filme dinamarquês a ganhar um Oscar para o Melhor Filme Estrangeiro. É provavelmente um dos filmes que mais influenciou minha forma de pensar. Um golpe certeiro na hipocrisia e no puritanismo.

 

 

 

 

32 – Winter Sleep (Poster).jpgWinter Sleep (2014)  Nuri Bilge Ceylan com Haluk BilginerDemet Akbag e Melisa Sözen

Winter Sleep é um filme turco que ganhou a Palma de Ouro em Cannes, em 2014, passado na Anatolia e é baseado num conto curto de  Anton Chekhov , “The Wife”. Esse filme impressionou-me tanto que fiz uma resenha que está guardada aqui mesmo no site. Leia a Resenha.

 

 

 

33  –  A Felicidade Não Se CompraIt’s a Wonderful Life (1946) (A felicidade não se compraBRADo céu caiu uma estrelaPOR) de Frank Capra com James Stewart e Donna Reed

Obra-prima das mais importantes da história do cinema americano, esse filme dirigido brilhantemente por Frank Capra, é um filme mágico que nos conta uma história que só não trará emoção a quem tiver uma pedra no lugar do coração; um fantástico exemplar do cinema de Holywood clássico.

 

 

 

34 – Apocalypse Now    (1979)  Francis Ford Coppola com  Marlon BrandoRobert Duvall e Martin Sheen 

O épico dos épicos sobre a Guerra do Vietnam. Inspirado pelo livro Heart of Darkness de Joseph Conrad o filme traz atuações soberbas com destaque obviamente para a de Brando e narra com muitas cenas antológicas e com o realismo que talvez nenhum outro filme de guerra tenha conseguido atingir toda a brutalidade e os efeitos que a guerra é capaz de causar na mente humana. É o Horror! O Horror!

 

 

 

35 – Youth  (La Giovinezza) (2015)  Paolo Sorrentino com Michael Caine, Harvey Keitel,Paul Dano e Rachel Weisz

Só o vídeo abaixo poderá descrever com perfeição a imensa beleza que é esse filme, que Sorrentino nos trouxe logo após o também extraordinário “La Grande Bellezza“, de 2013; uma verdadeira Ode à Vida, cuja resenha também está presente aqui no Cults. Apaixonante e definitivo. Leia aqui a resenha.

 

 

 

 

36 – Os Infiltrados - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1Os Infiltrados (The Departed) (2006), Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson e Mark Wahlberg

O extraordinário Martin Scorsese chega aos anos 2000 com os seus filmes de crime e de máfia entregando uma obra prima do cinema. Com direção primorosa, um elenco de peso e invejável, além de uma boa trilha, o filme, que é remake de um filme chinês, valeu o primeiro e mais do que merecido Oscar da Academia a seu Diretor. Sem dúvida, um dos filmes de gangsterismo que mais me impressionou. E olha que não foram poucos os que assisti e me impressionaram.

 

 

37 – O Paciente Inglês (The English Patient) (1996), Anthony Minghella com Ralph Fiennes, Kristin Scott Thomas, Juliette Binoche e Willem Dafoe

Baseado no romance homônimo de Michael Ondaatje  este filme que ganhou o Oscar de 1997, traz uma emocionante história de amor ocorrida no final da Segunda Guerra, entremeada de lembranças que parecem fugir à lembrança do personagem principal (que dá título ao filme), como se ele quisesse que tais fatos continuassem enterrados e esquecidos. Inesquecível como também a trilha sonora de Gabriel Yared que introduz esta postagem.

 

38 –  Cidade de Deus (2002) de Fernando Meirelles com  Alexandre RodriguesLeandro FirminoJonathan HaagensenMatheus NachtergaeleDouglas Silva e Seu Jorge.

Cidade de Deus é uma adaptação roteirizada por Bráulio Mantovani a partir do livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins. Grande parte do elenco de Cidade de Deus foi escolhido entre garotos que vivem em diversas comunidades e favelas do Rio de Janeiro e que não tinham tido até aquele momento nenhum contato com a arte de atuar. O filme retrata com um realismo brutal aquele Brasil mais sombrio que todos nós vivenciamos e que precisamos superar. Devastador!

 

 

 

39 – Haverá Sangue (There will be Blood) (2007)  Paul Thomas Anderson com Daniel Day-Lewis e Paul Dano

Baseado no romance Oil!, de Upton Sinclair  o filme foi dirigido e roteirizado por Paul Thomas Anderson, considerado um dos melhores diretores da atualidade, teve sua trilha fenomenal composta pelo músico Jonny Greenwood, da banda Radiohead e tem um duelo de interpretações da dupla principal de atores para nos contar uma história impactante sobre a ambição e os conflitos por ela gerados. Brilhante!

 

 

40 – A Malvada (All about Eve)  (1950)   Joseph L. Mankiewicz com Bette Davis e Anne Baxter

Elogiado pela crítica na época de seu lançamento, All About Eve foi indicado a 14 Oscars (um feito inigualável até aos filmes Titanic de 1997 e La La Land de 2016) e ganhou seis, incluindo o de Melhor Filme. Atuações extraordinárias de todo o elenco numa história fortíssima e profundamente reveladora da essência mais sombria do ser humano.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *