,

MICHEL LEGRAND (1932 – 2019)

Michel Legrand  foi um pianista, arranjador e compositor francês.

 

 

Michel Jean Legrand nasceu no dia 24 de fevereiro de 1932, em Becon-les-Bruyeres, nos arredores de Paris, na França. O pai Raymond Legrand era um compositor e ator francês. A mãe Marcelle tinha família vinda da Armênia.

Entre 1942 e 1949, estudou piano no Conservatório de Paris. Em 1954, ganhou mais destaque como músico quando seu álbum “I Love Paris” vendeu mais de 8 milhões de cópias.

Lançou na sequência “Holiday in Rome” (1955) e “Michel Legrand Plays Cole Porter” (1957). Em Moscou, durante um festival, conheceu sua primeira esposa, a modelo Christine Bouchard, com quem teve três filhos.

Começou a trabalhar como arranjador nos anos 60, após convite de cineastas da Nouvelle Vague francesa. Fez a trilha de sete filmes para Jean-Luc Godard e dez para Jacques Demy.

Construiu sua carreira compondo para o cinema. São dele as trilhas sonoras de LolaLes MisérablesPrêt-à-porterLes Demoiselles de Rochefort, Les parapluies de Cherbourg, Summer of ‘42  Um homme et une femme (Uma mulher é uma Mulher) e La Piscine, entre outras.

O jazz também é marcante em sua carreira. Desde 1958, liderou bandas que contavam com alguns dos maiores nomes do segmento, como Miles Davis, John Coltrane, Bill Evans  e Herbie Mann. Compôs para álbuns de Stan Getz (1971), Sarah Vaughan (1972) e Phil Woods – em várias ocasiões. Durante sua carreira, também trabalhou com Dizzy Gillespie, Orson Welles, Jean Cocteau, Frank Sinatra e Edith Piaf.

.Vários músicos de jazz regravaram canções de Legrand, como What Are You Doing the Rest of Your Life, Watch What Happens e The Summer Knows.

Legrand venceu pela primeira vez o Oscar de canção original em 1969 com “The Windmills of Your Mind” do filme The Thomas Crown Affair (“Crown, o Magnífico”), com a qual ganhou ainda um Globo de Ouro.

Depois, venceu novamente com as trilhas sonoras de Summer of ’42 (“Houve uma Vez um Verão”) em 1972 e “Yentl” em 1984. Também fez as trilhas de Les Parapluies de Cherbourg  (“Os Guarda-Chuvas do Amor”) (1964) e de Les Demoiselles de Rochefort (“Duas Garotas Românticas” ) (1967). Ele ganhou três prêmios no Oscar e cinco no Grammy.

Nos anos 80 e 90, fez shows com seu trio de jazz e com uma big band. Nesta fase, tocou com nomes como Ray Charles, Diana Ross e Bjork. Nos anos 2000 e 2010, passou a se dedicar mais ao trabalho em estúdio, mas ainda fazendo alguns shows.

Em 2004, a Biscoito Fino lançou Homenagem a Luiz Eça, em que o pianista francês presta um tributo ao músico brasileiro..

Em toda carreira, foi responsável pela composição de mais de 200 trilhas de filmes e de obras para televisão. Também gravou mais de 100 álbuns de gêneros como jazz e música clássica.

Resultado de imagem para michel legrand

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *