,

O Livro da Selva

 

Resultado de imagem para o livro da selva

 

O Livro da Selva (The Jungle Book originalmente) é o título de um livro publicado em 1894, constituído de uma coleção de 7 contos do escritor Rudyard Kipling, inicialmente publicadas em revistas de 1893 e 1894. As publicações originais contêm ilustrações, algumas do pai de Rudyard, John Lockwood Kipling. O livro foi escrito quando Rudyard morava em Vermont. Dos 7 contos, os 3 primeiros relatam a história de Mowgli, um rapaz indiano criado por lobos. O livro é mais conhecido por ter sido adaptado em um filme animado produzido pela Walt Disney Company e lançado em 1967. No Brasil, o livro foi publicado pela primeira vez em 1933 pela Companhia Editora Nacional como parte da Coleção Terramarear e foi traduzido pelo escritor Monteiro Lobato e foi intitulado O Livro da Jângal.

 Rikki-Tikki-Tavi é um desses contos existentes no livro. Escutei essa história, pela primeira vez, ainda adolescente, quando um de meus ídolos musicais, o bardo escocês, Donovan Leitch, compôs uma música de sucesso nessa época, com esse mesmo título.

 

 

Rikki-Tikki-Tavi

 

Resultado de imagem para riki tiki tavi

 

Quando pensamos na progressão dos lobinhos e nas atitudes que eles devem incorporar conforme vão conhecendo o caminho da Jângal, dizemos que os lobinhos devem ser afetuosos como Rikki-Tikki-Tavi. 

Rikki-Tikki-Tavi é um mangusto, um animal parecido com um gato e uma doninha. Muito esperto e rápido, ele é um animal muito companheiro e carinhoso, sempre atento para ajudar seus amigos.

 A história de Rikki-Tikki-Tavi começou com uma grande enchente de verão que o arrancou de sua toca e o levou à deriva para longe de sua casa. Quando acordou estava em um gramado lamacento, onde foi encontrado pela família de Teddy, a qual cuidou do mangusto até que ele estivesse recuperado.

Resultado de imagem para riki tiki taviQuando Rikki-Tikki-Tavi ficou melhor deu um pulo no ombro do Teddy e selou sua nova amizade. Teddy e Rikki-Tikki-Tavi viraram grandes amigos. Em um passeio no jardim da família de Teddy, Rikki-Tikki-Tavi conheceu o pássaro Darzee e sua esposa, se lamentando pela perda de um de seus ovos que havia caído do ninho e havia sido comido pelo casal de cobras venenosas, Nag e Nagaia. Neste momento Nag apareceu por entre a grama alta e ameaçou Rikki-Tikki-Tavi, tentando chamar a sua atenção e ganhar tempo, enquanto sua esposa Nagaia se aproximava pelas costas para dar o bote mortal. Nisso, Darzee olhando de cima de seu ninho, deu o alarme para Rikki-Tikki-Tavi, que imediatamente saltou agilmente no ar, o suficiente para escapar do bote da cobra. Furiosas as cobras fugiram prometendo se vingar de Darzee e de Rikki-Tikki-Tavi.

 Quando Rikki-Tikki-Tavi voltou para a casa de Teddy, uma pequena cobra marrom chamada Karait, pronta para dar o bote no garoto, se pronunciou dizendo: “Cuidado, eu sou a morte”. Antes de atingir Teddy, o mangusto salta sobre a pequena cobra e a mata, salvando assim a vida de seu amigo. Vendo que Rikki-Tikki-Tavi salvou a vida de Teddy, seus pais deram graças ao pequeno animal dizendo que ele era uma benção para a família.

 Com o mangusto guardando a segurança da família, Nag e Nagaia se sentiram ameaçados e decidiram tramar contra a vida deles; disse Nagaia a Nag: entre na casa e morda o pai e depois a mãe e o garoto, quando não tiver mais família, o mangusto deve ir embora e o jardim será só nosso novamente.

Resultado de imagem para riki tiki tavi Mas Rikki-Tikki-Tavi andava sempre alerta e fazia sua ronda noturna na casa de Teddy, quando ouviu as cobras tramando contra a família. Rikki-Tikki-Tavi esperou Nag que entrou na casa pelo encanamento do banheiro, os dois travaram uma batalha horrível, mas Rikki-Tikki-Tavi deu um bote certeiro na cabeça de Nag e não deixou chance para a cobra venenosa. Com o barulho os pais de Teddy acordaram e viram que Rikki-Tikki-Tavi havia salvado a vida de toda a família.

 Mas a esposa de Nag, Nagaia, não deixaria barato a morte de seu marido e tentaria se vingar de Rikki-Tikki-Tavi e da família de Teddy a todo o custo. Rikki-Tikki-Tavi descobriu o ninho de Nagaia e destruiu todos os seus ovos, depois, com a ajuda da esposa de Darzee, atraiu Nagaia para a sua toca onde acabou com ela. A paz voltou a reinar no jardim da família de Teddy a qual ficou eternamente grata pela atitude de Rikki-Tikki-Tavi.

 

Resultado de imagem para riki tiki tavi

 

Rikki-Tikki-Tavi foi sempre um companheiro fiel, colocando-se em perigo para salvar a família de Teddy. Assim devemos ser, companheiros, amigos, fieis, sempre dispostos a ajudar o próximo.

 

 

 

Postado por Velho Lobo Fabrício Pedron 

Extraído do blog Lobos do Sul

 

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *