,

O QUE É SER CONSERVADOR?

“A Formless Path”   –  Robin Guthrie & Harold Budd

 

Resultado de imagem para o que significa ser conservadorSe ser conservador significa aperfeiçoar continuamente todo o legado cultural e social  que nos foi deixado por nossos ancestrais e sobre tal herança construir bases mais evoluídas para as gerações que nos sucederem, então eu me rotulo como CONSERVADOR  assumido.

Se ser conservador significa reciclar permanentemente os conceitos e concepções existentes sobre a vida e o mundo reformando aqueles considerados ultrapassados ou tornados obsoletos, burilando-os, caso assim se faça necessário, mas jamais destruindo ou descaracterizando aqueles que provaram estar solidamente assentes numa base de utilidade e eficácia em alguma época ou circunstância determinada,  então eu sou CONSERVADOR assumido.

 

Resultado de imagem para o que significa ser conservadorSe ser conservador significa “conservar o capital de virtudes acumulado ao longo da história”  que nos foi legado pelos luminares de nossa ancestralidade, respeitando o caráter DINÂMICO, jamais ESTÁTICO, da evolução das sociedades e adaptando essa herança ao momento presente, então eu sou assumidamente CONSERVADOR.

 

 

Se por ser conservador ” se subentende aquilo que Edmund Burke define como o contrato entre os vivos, os mortos e os que hão de nascer” por ser nossa grande responsabilidade transmiti-los para as gerações futuras”, então eu sou  CONSERVADOR.

 

Resultado de imagem para o que significa ser conservadorSim, por que por CONSERVADOR se entenda apenas aquele que tem o passado como sábio conselheiro, mas mantém o olhar sempre focado no presente. E não quem “”defenda a tradição pela tradição, a conservação pela conservação, sem distinguir os elementos positivos dos negativos”: esse seria o “conservantista”, ou retrógrado. Nem tampouco aquele que queira destruir ou deturpar o antigo e tradicional , apenas por ser antigo e tradicional: esse é o Insano, ou de Má Fé.

 

“O verdadeiro conservador pensa na política como um meio de preservar a ordem, a justiça e a liberdade”.

E isso é inteiramente despido de qualquer tipo de Ideologia

 

Como complementação para a leitura deste artigo, sugiro que leia também o artigo de Bruno Garschagen para a Gazeta do Povo

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *