Richard Charles Rodgers (1902 —  1979) foi um compositor de música estadunidense e é considerado um dos 05 grandes compositores de música popular americana – os outros 04 são Cole Porter, George Gershwin, Irving Berlin e Harold Arlen. Compôs mais de 900 canções e quarenta musicais para a Broadway, além de trilhas para cinema e televisão. É mais conhecido por suas parcerias com os letristas Lorenz Hart  com quem ele escreveu vários musicais nos anos 20 e 30 , como Pal Joey (Meus dois carinhos)A Connecticut YankeeOn Your Toes e Babes in Arms e sua parceria com Oscar Hammerstein II com quem ele escreveu vários musicais nos anos 40 e 50, tais como Oklahoma!CarouselSouth PacificThe King and I(O Rei e Eu) , e The Sound of Music (A Noviça Rebelde – Bra, ou Música no Coração – Port). A parceria com Hammerstein, em particular, é famosa por ter trazido aos musicais da Broadway uma nova maturidade, ao contar histórias que focavam no caráter das personagens e por serem dramas, ao contrário do entretenimento suave pelo qual o gênero era conhecido antes disso.

Rodgers nasceu numa família próspera de judeus alemães, no bairro do Queens em Nova Iorque – onde viveu toda a vida – e teve uma precocidade musical notável. Aos seis anos já tocava piano.

Suas composições, individualmente, também têm tido um impacto significativo sobre a música popular até aos dias atuais, tornando-se “standards” musicais e músicas como “The Most Beautiful Girl in the World“, “My Romance“, “Little Girl Blue“, “I’ll Tell the Man in the Street“, “There’s a Small Hotel“, “Where or When“, “My Funny Valentine“, “The Lady Is a Tramp“, “Falling in Love with Love“, “Bewitched, Bothered and Bewildered“, e “Wait till You See Her” são cantadas, gravadas e regravadas até aos dias de hoje.

Rodgers morreu em 1979, aos 77 anos de idade, após sobreviver a um câncer na mandíbula, um enfarte e uma laringectomia.

Rodgers e Marvin Hamlisch são os únicos a terem ganho os prêmios ÓscarGrammyEmmyTony Award, e o Prêmio Pulitzer. Em 1990, o Teatro da Rua 46 em Nova Iorque foi rebatizado para Richard Rodgers Theatre. Em 1999 Rodgers & Hart foram celebrados com o lançamento de selos de correio em suas homenagens e em 2002, o centenário de nascimento desse grande compositor foi celebrado em todo o mundo com livros, retrospectivas, performances, regravações de suas músicas e um relançamento na Broadway do musical Oklahoma!

Alec Wilder  escreveu sobre Rodgers:

De todos os grandes compositores de música popular que foram estudados, as composições de Richard Rodgers são as que mostram o mais alto nível de excelência, inventividade e sofisticação”

Richard Rodgers é um membro da American Theater Hall of Fame

 

 

Fonte  Complementar :  Wikipedia (Inglês)  Richard Rodgers

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *