,

SALVADOR DALÍ

 

Resultado de imagem para salvador dali

 

Salvador Dalí i Domènech1º Marquês de Dalí de Púbol (1904 — 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do classicismo. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia.

 

 

Dalí insistiu em sua “linhagem judaica”, alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.

 

Resultado de imagem para salvador daliDalí frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1916, descobriu a pintura impressionista. Em fevereiro de 1921, a sua mãe morreu de câncer da mama. Salvador Dali, então com dezesseis anos de idade, disse depois da morte da sua mãe: “foi o maior golpe que eu havia experimentado em minha vida. Eu adorava-a… eu não podia resignar-me à perda de um ser com quem eu contei para tornar invisíveis as inevitáveis manchas da minha alma”. .Após a morte de Felipa Domenech Ferrés, o pai de Salvador Dali casou-se com a irmã da falecida esposa. Dalí não se ressentiu por este casamento, como alguns pensaram, pois ele tinha um grande amor e respeito por sua tia

Em outubro de 1921, Dalí foi viver para Madrid, onde estudou na Academia de Artes de San Fernando. Já então Dalí chamava a atenção nas ruas com um excêntrico cabelo comprido, um grande laço ao pescoço, calças até ao joelho, meias altas e casacos compridos. O que lhe granjeou maior atenção por parte dos colegas foram os quadros onde fez experiências com o cubismo (embora na época destes primeiros trabalhos ele provavelmente não compreendesse por completo o movimento cubista, dado que tudo o que sabia dessa arte provinha de alguns artigos de revistas e de um catálogo que Ramon Pichot lhe oferecera, visto não haver artistas cubistas, neste tempo, em Madrid).

 

Resultado de imagem para salvador dali

 

Fez também experiências com o Dadaísmo, que provavelmente influenciou todo o seu trabalho. Nesta altura, tornou-se amigo íntimo do poeta Federico García Lorca e de Luis Buñuel. Dalí foi expulso da Academia em 1926, pouco tempo depois dos exames finais, em que declarou que ninguém na Academia era suficientemente competente para o avaliar. Seu domínio de competências na pintura está bem documentado, nesse tempo, na sua impecável e realista pintura “Cesto de Pão”, de 1926

Nesse mesmo ano fez a sua primeira viagem a Paris, onde se encontrou com Pablo Picasso, que era admirado pelo jovem Dalí. (“Vim vê-lo antes de ir ao Louvre”, disse-lhe Dalí. “Fez você muito bem”, respondeu-lhe Picasso.) Picasso já tinha ouvido falar bem de Dalí através de Juan Miró. Nos anos seguintes, Dali realizou uma série de trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu estilo próprio.

Resultado de imagem para salvador daliNesta época, Dalí deixou crescer o bigode, que se tornou emblemático nele, estilo baseado no pintor do século XVII espanhol, Diego Velázquez. Em 1929, colaborou com o cineasta espanhol Luis Buñuel no curta-metragem Un Chien Andalou, e conheceu, em agosto, a sua musa e futura mulher, Gala Eluard, cujo nome verdadeiro é Elena Ivanovna Diakonova nascida, em Kazan, Tartária, Rússia, uma imigrante russa dez anos mais velha que Dalí, casada na época com o poeta surrealista, Paul Eluard. Juntou-se oficialmente ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse (embora o seu trabalho já estivesse a ser influenciado há dois anos pelo surrealismo). Em 1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos desde 1929, casaram-se numa cerimônia civil (cerimônia religiosa em 1958)

A política desempenhou um papel significativo na sua emergência como um artista. Ele foi por vezes retratado como um apoiante do autoritário Francisco Franco. André Breton,  líder do movimento surrealista, fez um grande esforço para dissociar o seu nome do surrealismo. A realidade é provavelmente um pouco mais complexa. Em qualquer caso, ele não era um anti-semita, pois era inclusive amigo do famoso arquiteto e designer Paulo László, que era judeu. Ele também expressou enorme admiração por Freud (a quem conheceu), e por Einstein, ambos judeus.

Em sua juventude, Dalí abraçou por um tempo tanto o anarquismo quanto o comunismo. Em seu livro, Dalí, em 1970, declara-se um anarquista e monarquista. Entretanto, na cidade de Nova Iorque, em 1942, ele denunciou o seu colega, o cineasta surrealista Luís Buñuel,  ateu e comunista, o que levou Buñuel a ser despedido de sua posição no Museu de Arte Moderna e, posteriormente, a constar na lista negra da indústria cinematográfica estadunidense.

Com a eclosão da Guerra Civil Espanhola, Dalí fugiu e se recusou a alinhar-se a qualquer grupo. Após o seu regresso à Catalunha após a Segunda Guerra Mundial, Dalí tornou-se mais próximo ao regime de Franco. Alguns declararam que Dalí apoiou o regime de Franco, felicitando-o por suas ações, em “limpar a Espanha de forças destrutivas”. Dizem que enviou uma mensagem a Franco, “elogiando-o por assinar a sentença de morte de presos políticos”. No entanto, Dalí encontrou Franco uma vez, mas nem sequer se reuniu pessoalmente com ele para pintar um retrato de sua neta, conforme lhe fora pedido. É impossível determinar se suas homenagens a Franco foram sinceras ou caprichosas, uma vez que ele também enviou um telegrama louvando o romeno Nicolae Ceauşescu, líder comunista. O jornal diário romeno “Scînteia” publicou-o, sem suspeitar de seu aspecto de troça.

Em 1960, Dalí começou a trabalhar no Teatro-Museum Salvador Dalí, na sua terra natal, em Figueres. Foi o projeto de maior vulto de toda a sua carreira e o principal foco de suas energias até 1974, embora continuasse a fazer outros experimentos até meados de 1980.

Simbolismo

… Estou pintando quadros que me fazem morrer de alegria, estou criando com absoluta naturalidade, sem a menor preocupação estética, estou fazendo coisas que me inspiram com uma profunda emoção e estou tentando pintá-los com honestidade.

 

Resultado de imagem para a persistencia da memória

A  PERSISTÊNCIA  DA  MEMÓRIA

 

Dalí explorou intensamente o Simbolismo em seu trabalho. Por exemplo, a marca dos relógios fundidos que aparece inicialmente em A persistência da memória, de 1931, que sugere a teoria de Einstein de que o tempo é relativo e não fixo. A ideia de relógios simbolicamente funcionamento desta forma foi criada quando Dalí viu um pedaço de queijo Camembert derretendo em um dia quente de agosto.

Às vezes chamada de “Relógios fundidos”, o trabalho apresenta a surrealista imagem da fusão de um rel´gio de bolso. A interpretação geral do trabalho é a de que o relógio obedece ao pressuposto de que o tempo é rígido ou determinista, e neste sentido é apoiado por outras imagens, tais como a vasta expansão da paisagem e de formigas a voar a devorar os outros relógios.

O elefante é também uma imagem recorrente nas obras do Dalí. Os elefantes eram  inspirados nas esculturas de Gian Lorenzo Bernini, em Roma,  Conjugada à imagem de suas pernas quebradiças, esse comprometimento em criar um sentimento de fantasmagórico da realidade. “O elefante é uma distorção do espaço, em uma análise crítica  e as suas pernas contrastam com a ideia de imponderabilidade com a estrutura.”

O ovo é outra imagem comum na obra de Dalí, o qual expressa a ideal pré-natal e intrauterina, que aparece em O grande masturbador e Metamorfose de Narciso e é assim utilizado para simbolizar a esperança e a caridade. Diversos animais aparecem em todo o seu trabalho: formigas remontam à morte, decadência, e ao imenso desejo sexual; o caramujo relaciona-se com a cabeça humana. Esta ideia partiu de quando avistou um caramujo em cima de uma bicicleta, perto da casa de Freud, quando se conheceram; e gafanhotos são símbolos de desperdício e de medo. Segundo críticos de sua obra e o aquilo que ele próprio afirma, Dali alega não ter tido envolvimento com drogas para a inspiração de suas pinturas, tudo teve inspiração do Onirismo, experiência de privação do sono.

Já o Surrealismo foi o principal ingrediente na obra de Salvador Dali.

Surrealismo irá, pelo menos, ter servido para dar prova de que a experimentação total da esterilidade e das tentativas de automatizações terem ido longe demais e de terem conduzido a um sistema totalitário… Hoje, a preguiça e a total falta de técnica chegaram ao seu paroxismo no significado psicológico da atual utilização da faculdade.

Resultado de imagem para salvador dali

André Breton acusou Dalí de defensor do “novo” e “irracional” no “Fenômeno Hitler”, mas o artista rapidamente rejeitava esta alegação dizendo, “Eu nem sou hitleriano de fato, nem de intenção. No entanto, quando Francisco Franco chegou ao poder no rescaldo da Guerra Civil Espanhola, o apoio ao novo regime, entre outras coisas, levaria à sua suposta expulsão do grupo surrealista. À época, André Breton cunhou o anagrama “Avida dólares” (por Salvador Dalí), que pode ser traduzido como “Ávido por dólares”. Dalí replicou, “A única diferença entre Eu e os Surrealistas é que Eu sou o Surrealismo”. Os surrealistas mais radicais falavam de Dalí no passado, como se ele estivesse morto. Vários membros do grupo como Ted Joans, continuariam tratando a questão de forma extremamente dura e polêmica contra Dalí, até ao momento da sua morte.

Nesta fase o seu principal patrono foi Edward James, poeta e patrono do movimento surrealista. Edward James ajudou o jovem Salvador Dalí a emergir no mundo da arte através da compra de muitas obras e do apoio financeiro durante dois anos. James e Dalí tornaram-se bons amigos e o primeiro caracterizava a pintura de Dalí como “Cisnes refletindo elefantes.” Ele também colaborou com dois dos mais duradouros ícones do movimento surrealista: o Telefone-lagosta e o Sofá-lábios de Mae West. Dois dos mais populares objetos do surrealismo foram o Telefone Lagosta e o Sofá-lábios de Mae West, completados por Dalí em 1936 e 1937, respectivamente. O artista surrealista e patrono, Edward James, encomendou esses dois tipos de peças de Dalí; James herdou aos cinco anos uma grande número de imóveis em West Dean, West Sussex, e foi um dos principais apoiantes dos surrealistas na década de 1930. Resultado de imagem para sofá lábios de mae west“Lagostas e telefones tiveram forte conotação sexual para [Dalí] “, de acordo com a exibição da legenda para o “Telefone-lagosta”, a que ele chamou de estreita analogia entre alimentos e sexo”. “A madeira e cetim” e Sofá-lábios de Mae West foram moldadas após Dalí observar os lábios da atriz Mae West, que ele achou fascinantes. West foi anteriormente objeto de Dalí em 1935 para pintura o rosto de Mae West. A obra está atualmente em Brighton e ocasionalmente em museus da Inglaterra..

“Durante este período Dalí nunca parou de escrever”, escreveu Robert Descharnes e Nicolas.[ Em 1941, ele elaborou um filme chamado “Cenário de Jean Gabin Moontide”. Ele escreveu catálogos de exposições como a sua própria, na Knoedler Gallery, na cidade de Nova Iorque em 1943.

Em 1940, no início da Segunda Guerra Mundial na Europa, Dalí e Gala mudaram-se para os Estados Unidos, onde viveram durante oito anos. Após este período, Dalí regressou a sua Espanha natal e para a prática do catolicismo. Em 1942, ele publicou sua autobiografia, A Vida Secreta de Salvador Dalí.

Após a Segunda Guerra Mundial, Dali manteve características de pintura técnica e um interesse na ilusão óptica, ciência e religião. Cada vez mais católico e inspirado pelo choque de Hiroshima, denominado por ele como “Misticismos Nucleares, ele produziu  pinturas como Madonna de Port-OLligat (primeira versão) de 1949, e Corpus Hypercubus de 1954, nas quais procurou sintetizar a iconografia cristã com imagens inspiradas pela desintegração dos materiais nucleares. Em 1968, Dalí filmou um anúncio de televisão para Lanvin chocolates e em 1969 projetou o logotipo da empresa Chupa Chups. Também em 1969, ele foi responsável pela criação do aspecto da publicidade 1969 Festival Eurovisão da Canção, em metal e criou uma grande escultura, que se situava no palco, no Teatro Real de Madrid.

As duas maiores colecções de trabalhos de Dalí são o museu Salvador Dalí em Saint Petersbourg, Florida, EUA, e o Teatro-Museo Salvador Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha.

Resultado de imagem para telefone lagostaDalí foi um artista versátil, e não se limitou apenas à pintura artística. Algumas de suas obras artísticas mais populares são esculturas e outros objetos, e ele também é conhecido pelas suas contribuições ao teatro, moda e fotografia, entre outras áreas.

Durante os anos entre 1941 e 1970 Dalí também foi responsável pela criação de um impressionante conjunto de joias; 39 no total. As joias são criações intrincadas e algumas contêm partes móveis. A mais famosa joia criada por Dalí foi “The Royal Heart”. Foi trabalhada com ouro e incrustada com quarenta e seis rubis, quarenta e dois diamantes e quatro esmeraldas, criadas de forma a que no centro  reproduziam “batidas” assemelhando-se a um verdadeiro coração. A coleção pode ser vista no Teatro Museu-Dalí em Figueres, onde está em exposição permanente.

No teatro, Dalí é lembrado pela construção do cenário da peça de 1927 Mariana Pineda, de García Lorca . Para Bacchanale (1939), baseada em um balé e definida como uma música de Richard Wagner, de 1845 da ópera Tannhäuser, Dalí forneceu tanto o conjunto de design quanto o libreto.

Resultado de imagem para un chien andalouDalí também participou da produção de filmes, mais notavelmente pela do filme Un chien andalou, um filme francês de 17 minutos co-escrito com Luis Buñuel, que é amplamente lembrado por seus gráficos cena simulando a abertura de um globo ocular com uma navalha. Dalí colaborou novamente com Luis Buñuel em 1930 no filme, l’âge d’Or, e passou a escrever uma série de roteiros. Um dos mais conhecidos dos projetos em cinema é provavelmente o sonho na sequência de Spellbound,, de Alfred Hitchcock, que lembra fortemente em temas de psicanálise. Ele também trabalhou com uma produção Disney, na animação Destino; concluída em 2003 por Baker Bloodworth e Roy Disney, que contém imagens de sonho – como estranhas figuras e andar a pé pelo ar. Dalí completou apenas um outro filme em sua vida: Impressões de Alta Mongólia (1975), na qual ele narrou uma história sobre uma expedição em busca de gigantes cogumelos alucinógenos. As imagens microscópicas foram baseadas em ácido úrico, manchas bronze sobre a banda de uma caneta esferográfica, sobre a qual Dalí teria urinado durante várias semanas.

Dalí construiu também um repertório em indústrias da moda e da fotografia. Na moda, a sua cooperação com a estilista italiana Elsa Schiaparelli é bem conhecida. Também participou na criação de desenhos têxteis e de frascos para perfumes.

Foi na sua amada Catalunha que Dalí viveu o resto da vida. O fato de ter escolhido viver em Espanha enquanto o país era governado pelo ditador Francisco Franco trouxe-lhe críticas dos progressistas e de muitos outros artistas. Alguns pensam que o desprezo comum pelo trabalho tardio de Dalí tem mais a ver com política do que com os verdadeiros méritos desse trabalho. Em 1959, André Breton organizou uma exposição denominada de “Homenagem ao Surrealismo”, em que comemora o quadragésimo aniversário do Surrealismo, que incluiu obras de Salvador Dalí, Joan MiróEnrique Tábara, e  Eugenio Granell.

Gala morreu em Port Lligat na madrugada de 10 de junho de 1982. Desde então, Dalí ficou profundamente deprimido e desorientado, perdendo toda a vontade de viver. Recusava-se a comer, ficando desidratado, teve de ser alimentado por uma sonda nasal. Em 1980, um coquetel de medicamento não prescrito danificou seu sistema nervoso, provocando assim um inoportuno fim a sua capacidade artística. Aos 76 anos, e “cada vez menos saudável” Dalí sofre tremores terríveis ao seu lado direito, causado pelo Mal de Parkinson..

Resultado de imagem para salvador daliEm consequência, mudou-se de Figueres para o castelo em Pubol, que comprara para Gala. Em 1984, deflagrou um incêndio no seu quarto em circunstâncias pouco claras — talvez tenha sido uma tentativa de suicídio de Dalí, talvez tenha sido uma tentativa de homicídio de um empregado, ou talvez simples negligência pelo seu pessoal — mas Dalí foi salvo e levado para Figueres, onde um grupo de amigos, patronos e artistas se assegurou de que o pintor vivesse confortavelmente os seus últimos anos no teatro-museu.

Em novembro de 1988 Dalí foi levado ao hospital com insuficiência cardíaca e em 5 de dezembro de 1988 foi visitado pelo rei Juan Carlos da Espanha, que confessou ter sido sempre um devoto de Dalí. Em 23 de janeiro de 1989, enquanto assistia sua gravação favorita de Tristão e Isolda, morreu de insuficiência cardíaca em Figueres, com a idade de 84 anos, e está sepultado na cripta do seu Teatro-Museu Dalí, em Figueres, do outro lado da rua, a partir da igreja de Sant Père. onde ocorreram seu funeral, primeira comunhão e o batismo, a três quarteirões da casa onde nasceu.

 

Resultado de imagem para salvador dali

 

Fonte : Wikipédia – Salvador Dalí

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *