SYLVIA TELLES: “Amor de Gente Moça”

“Dindi”  –  Sylvia Telles

 

Se Nara Leão foi a musa da Bossa Nova, Sylvia Telles foi a primeira cantora de bossa nova, junto com Dolores Duran e Maysa Matarazzo, e certamente ela foi a mais influente de sua geração e sua melhor intérprete, na concepção de Antonio Carlos Jobim.

 

 

Sylvia Telles participou do histórico I Festival de Sessão de Samba, realizado na Faculdade Nacional de Arquitetura, ode dizem que foi cunhado o termo “bossa nova”. Durante seus últimos de juventude, Sylvia flertou com João Gilberto, que chegou inclusive a pedi-la em casamento, mas foi recusado pelo pai da moça, devido a sua incurável boemia, segundo conta Ruy Castro.“Amor de gente moça”, de 1959, todo ele com composições de Tom Jobim, sucedeu ao disco de Elizeth Cardoso, “Canção do Amor Demais” e ao disco de estréia de João Gilberto, “Chega de Saudade”, ambos de 1958, e, como muitas das gravações históricas de MPB, estava fora do catálogo das gravadoras.

Aqueles que apreciam a linguagem universal da boa música dizem ser inexplicável tal sumiço, mas hoje fica bem claro que não é tão inexplicável assim. Contudo, nada poderá apagar o brilho e o registro para a história da melhor música do planeta. Agora, com o consentimento e os auspícios de novos ventos e de seu marido e empresário nas gravadoras Odeon e Elenco, Aloysio de Oliveira, esse disco que tem a participação de arranjadores como Nelson Riddle e do lendário guitarrista, Barney Kessel, foi relançado (remasterizado em 2007) e está sendo disponibilizado no mercado americano – e mundial, em consequência – em edição ampliada. Sylvinha Telles perdeu a vida num trágico acidente de carro, em 1966, mas deixou para a posteridade o frescor de sua voz e o registro de um país vibrante à época, que pairou por longos anos no limbo, perdido no labirinto inextricável das promessas por serem cumpridas.

0 respostas

Deixe uma resposta

-
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *